A DIVERSIDADE CULTURAL COMO DIREITO NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO BRASIL

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Niltânia Brito Oliveira Funiber- Fundação Universitária Iberoamericana
  • Marcolino Sampaio dos Santos Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
  • Maria Aparecida Santos e Campos Universidade Internacional Iberoamericana-UNINI/México

Palavras-chave:

Educação Quilombola, Educação Básica, Diversidade Cultural, Formação de Professores

Resumo

Este é um estudo de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa-descritiva sobre a diversidade cultural na educação quilombola, contrastando-a com a formação continuada dos docentes da educação básica, considerando as perspectivas e desafios enfrentados pelos docentes na sala de aula. O objetivo: perscrutar os meios legais, sociais e educacionais que influenciam e garantem a eficácia dessa modalidade de ensino, bem como a formação dos professores que trabalham na modalidade. Amostra: será composta por obras, leis e artigos sobre o tema, que foram publicados entre 2016 e 2021. Resultados: os resultados demonstram a necessidade de materialização da educação quilombola como direito devido à ausência histórica de sua existência, bem como uma formação continuada que garanta aos professores das escolas quilombolas ou aos que recebem alunos oriundos de comunidades quilombolas, aprender com esse público e buscar práticas educativas voltadas à emancipação e resgate de identidade dos povos quilombolas no Brasil, atendendo as normativas vigentes.

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Biografia do Autor

Niltânia Brito Oliveira, Funiber- Fundação Universitária Iberoamericana

Doutoranda em Educação com Especialização em Investigação Científica pela Fundação
Universitária Iberoamericana-FUNIBER e UNINI/ Santa Catarina.

Marcolino Sampaio dos Santos, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGENSINO), Universidade do Vale de
Taquari-UNIVATES. Docente da UNEB, Campus XX, Brumado, Bahia.

Maria Aparecida Santos e Campos, Universidade Internacional Iberoamericana-UNINI/México

Doutora em Actividad física y salud pela Universidade de Jaen (2013).

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Publicado

04-10-2021

Edição

Seção

Dossiê - Da formação à prática pedagógica