A DIVERSIDADE CULTURAL COMO DIREITO NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO BRASIL
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mots-clés :
Educação Quilombola, Educação Básica, Diversidade Cultural, Formação de ProfessoresRésumé
Este é um estudo de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa-descritiva sobre a diversidade cultural na educação quilombola, contrastando-a com a formação continuada dos docentes da educação básica, considerando as perspectivas e desafios enfrentados pelos docentes na sala de aula. O objetivo: perscrutar os meios legais, sociais e educacionais que influenciam e garantem a eficácia dessa modalidade de ensino, bem como a formação dos professores que trabalham na modalidade. Amostra: será composta por obras, leis e artigos sobre o tema, que foram publicados entre 2016 e 2021. Resultados: os resultados demonstram a necessidade de materialização da educação quilombola como direito devido à ausência histórica de sua existência, bem como uma formação continuada que garanta aos professores das escolas quilombolas ou aos que recebem alunos oriundos de comunidades quilombolas, aprender com esse público e buscar práticas educativas voltadas à emancipação e resgate de identidade dos povos quilombolas no Brasil, atendendo as normativas vigentes.
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