FORA DA ESCOLA NÃO PODE! BUSCA ATIVA ESCOLAR NA PANDEMIA
Palavras-chave:
Busca Ativa Escolar, Educação, PandemiaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a importância da estratégia da Busca Ativa Escolar como possível potencial de amenizar os efeitos da Pandemia da Covid-19, nas escolas, no que se referem ao acesso e permanência dos alunos; apresenta, assim, resultado de estudos sobre a Busca Ativa Escolar como instrumento para mitigar o afastamento dos alunos das escolas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O levantamento de dados ocorreu à luz orientações emitidas pelo UNICEF e legislação vigente. Os principais referenciais teóricos que sustentam o estudo são os documentos oficiais pulicados pela UNICEF. Constata-se que a Busca Ativa Escolar é uma importante ferramenta para alcançar os educandos que estão fora da escola, pois além de possibilitar o retorno desses alunos estreita os laços família e escola. Existem alguns desafios a serem superados pelas escolas como o acesso aos alunos e adolescentes que estão fora da escola, atores sociais disponíveis para atuar, vulnerabilidade social, desigualdade social e educacional, ausência de internet e/ou recursos digitais para acessar as aulas online, bem como atores sociais disponíveis para atuar. Faz-se necessário apoio técnico e financeiro para implementação de políticas públicas que contribuem para superar as problemáticas sociais, garantam o acompanhamento dos alunos que retornaram às escolas e a efetividade da Busca Ativa Escolar.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Diário Oficial da União, 1990.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, v. 26, 2014.
BUSCA ATIVA ESCOLAR. Página Inicial. Disponível em: https://buscaativaescolar.org.br/Acesso no dia 16 de julho de 2021.
BUSCA ATIVA ESCOLAR. entenda a Metodologia Social e a Ferramenta Tecnológica. Coordenação Andréia Peres e Marcelo Bauer. UNICEF: Instituto TIM. Brasília, DF: Congemas: Undime, 2017a. (Fora da Escola Não Pode!).
BUSCA ATIVA ESCOLAR. Guia de implementação nos municípios. Coordenação Andréia Peres e Marcelo Bauer. UNICEF: Instituto TIM. Brasília, DF: Congemas: Undime, 2017b. (Fora da Escola Não Pode!).
BRASIL. Medida provisória sobre dias letivos e carga horária em tempos de pandemia. MP 934/2020. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso no dia 27/07/21.
BRASIL. Parecer CNE/CP 05/2020. Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso no dia 27/07/21.
CETIC.BR. Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019. 2020. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/exclusao-nada-remota. Acesso no dia 27/07/21.
DOURADO, Luiz Fernandes. PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização. In: PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização. Luiz Fernandes Dourado, Organizador, (Meio Eletrônico) - Brasília: Anpae, 2020.
UNCME. Educação em tempos de pandemia: direitos, normatização e controle social. Um guia para Conselheiros Municipais de Educação. UNCME. 2020.
UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. CENPEC Educação 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso no dia 26/07/21.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.