FORA DA ESCOLA NÃO PODE! BUSCA ATIVA ESCOLAR NA PANDEMIA
Mots-clés :
Busca Ativa Escolar, Educação, PandemiaRésumé
O objetivo deste artigo é analisar a importância da estratégia da Busca Ativa Escolar como possível potencial de amenizar os efeitos da Pandemia da Covid-19, nas escolas, no que se referem ao acesso e permanência dos alunos; apresenta, assim, resultado de estudos sobre a Busca Ativa Escolar como instrumento para mitigar o afastamento dos alunos das escolas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O levantamento de dados ocorreu à luz orientações emitidas pelo UNICEF e legislação vigente. Os principais referenciais teóricos que sustentam o estudo são os documentos oficiais pulicados pela UNICEF. Constata-se que a Busca Ativa Escolar é uma importante ferramenta para alcançar os educandos que estão fora da escola, pois além de possibilitar o retorno desses alunos estreita os laços família e escola. Existem alguns desafios a serem superados pelas escolas como o acesso aos alunos e adolescentes que estão fora da escola, atores sociais disponíveis para atuar, vulnerabilidade social, desigualdade social e educacional, ausência de internet e/ou recursos digitais para acessar as aulas online, bem como atores sociais disponíveis para atuar. Faz-se necessário apoio técnico e financeiro para implementação de políticas públicas que contribuem para superar as problemáticas sociais, garantam o acompanhamento dos alunos que retornaram às escolas e a efetividade da Busca Ativa Escolar.
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Références
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