LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.37392Palavras-chave:
Ludicidade, Aprendizagem, Ensino FundamentalResumo
Este artigo tem a finalidade de demonstrar a importância do lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças da Educação Infantil. Dessa forma, para realizar este estudo, buscou-se fazer um levantamento bibliográfico em estudos já existentes de maneira a obter o embasamento teórico para o desenvolvimento do mesmo. O público alvo são alunos do Ensino Fundamental, onde as crianças estão em uma idade que a curiosidade desperta a aprendizagem de uma maneira significativa. Sendo assim é importante sondar a importância do lúdico como ferramenta e como meio de melhoria da qualidade de ensino nas escolas. Ele permite que todos os envolvidos sejam beneficiados, consentindo que o educador e o aluno interajam e compartilhem emoções e anseios durante todo o processo de ensino e de aprendizagem, bem como desenvolver no aluno seu potencial criativo, despertando emoções e sentimentos. Portanto, este estudo reconhece a ludicidade na educação como sendo um tema de bastante relevância e pretende mostrar a necessidade de o educador tecer o processo de aprendizagem dos educandos de forma prazerosa e divertida.
Downloads
Referências
ABREU, Paula Leon de. O lúdico na educação infantil como facilitador de aprendizagem. Brasília, DF 2013. ARAÚJO, Isis Schimidt. A importância da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Disponível em http://www.faculdadedeitaituba.com.br/pdf.php?id=118&f=TCC%20okkRaimundinha%20do cx.pdf.
ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta; BORGES, Sandra Núbia de Oliveira. Aprendizagem no momento com o brincar. IV EDIPE–Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino2011, 2011.
BACELAR, Lara Santos et al. A valorização dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, v. 6, n. 6, 2017.
BITTENCOURT, Glaucimar Rodrigues; FERREIRA, Mariana Denise Moura. A importância do lúdico na alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Ciências Humanas e Educação, Universidade da Amazônia, Belém, 2002.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental – Parâmetros Curriculares Nacional: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1997 BRASIL. (1998). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Acesso em: 22 mai. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Acesso em: 16 abr. 2018.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.p. 19-32.
CAILLOIS, Roger. Os Jogos os Homens. Lisboa Edições Cotovia. 1990. 228 p.
CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 7, n. 1, p. 92-104, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007.
DAS GRAÇAS SILVA, Maria et al. À importância da ludicidade: em anos fundamentais as iniciais. Revista Brasileira de Desenvolvimento, v. 5, n. 10, pág. 2213622145, 2019.
DE LIMA, José Milton. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2008.
DE MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Artmed Editora, 2009.
DE MENDONÇA, Silvia Regina Pereira. A matemática nas turmas de proeja: o lúdico como facilitador da aprendizagem/mathematics in proeja classes: playng as a learning enabler holos. v. 26, n. 3, p. 136, 2010.
DE OLIVEIRA, Zilma Ramos et al. O trabalho do professor na Educação Infantil. Editora Biruta, 2020. 22 DOHME, Vania. Atividades lúdicas na educação: O caminho de tijolos amarelos. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008
DOMINGUES, Cristiane Lumertz Klein. A importância da imaginação na educação. Analecta, v. 11, n. 2, p. 11-22, 2010.
FIORENZA, Janaína de Oliveira Sousa et al. A concepção do professor sobre o lúdico no processo de ensino aprendizagem em turmas com crianças de 6 e 7 anos, nas escolas públicas do Distrito Federal. 2005. Disponível em: https://repositorio.iniceub.br/jspui/handle/235/6591.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.
KISHIMOTO, Tizuko M.(Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora, 8ªed.,2017.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Cientifica. 7ª Edição-São Paulo: Atlas. 2010.
MEDRADO, Ana Claudia de Souza Menezes; TEXEIRA, Verônica Rejane Lima. A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil/The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 14, n. 53, p. 260270, 2020.
MELO, Luciana de Lione; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Enfermagem. Campinas, 2005.
MELLO, Tágides; RUBIO, J. D. A. S. A importância da afetividade na relação professor/aluno no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 4, n. 1, p. 1-11, 2013.
MORAN, José. Mudanças necessárias na educação, hoje. Ensino e Aprendizagem, Campinas: Papirus, 21ª Ed, 2014.
OLIVEIRA, M. K.D.V. Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Sócio Histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
PINTO, Maria do Socorro Duarte. O papel da escola e do professor na integração da ludicidade como forma de ensino-aprendizagem. 2015. Disponível em 23 https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA3 _I D 7438_09092015092050.pdf.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.