PAULO FREIRE NA ATUALIDADE
UM RESGATE NECESSÁRIO
Keywords:
Educação, Pedagogia Freireana, Sociedade, Conscientização , PolíticaAbstract
Este artigo tem de objetivo de promover uma reflexão acerca da pedagogia de Paulo Freire na atualidade, em vista da necessidade de resgatar a discussão e os construtos proporcionados por este ao longo de sua vasta e significativa obra para o campo da educação popular no Brasil. Os diálogos foram construídos a partir de leitura e da análise reflexiva e crítica dos livros Pedagogia do Oprimido e Educação como prática da liberdade, por ser nestes textos que o educador traduz a essência de sua pedagogia emancipadora. Além disso, traz reflexões sobre a condição do oprimido, dialoga com os caminhos para mudança e a libertação. Na atual conjuntura de obscuridade política e educacional do nosso país, o resgate da obra de Freire torna-se necessária para nos encorajar e continuar esperançando por uma sociedade mais justa e com menos desigualdade social constituída por meio da educação.
Downloads
References
BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Manual de produção de textos Acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. 18ª ed. São Paulo, Brasiliense. 1981.
BRASIL.. Lei n. 12.61/2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Brasilia 2012.
CORTELLA, Mário Sérgio. Paulo Freire: um pensamento clássico e atual. Revista e Curriculum, São Paulo, v.7, n.3, p. 1-14, set./dez. 2011.
Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2012.
GADOTTI, M. Lições de Freire. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n.1-2, Jan/ Dez, 1997
FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020
FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade [recurso eletrônico] / Paulo Freire. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE. Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE. Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE. Paulo. Paulo. Política e educação: ensaios. 4. ed. São Paulo, Cortez, 2000c.
FREIRE. Paulo. Paulo. Educação: o sonho possível. In. BRANDÃO, C. R. (org.) O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982. p. 89-101.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE. Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
LAKATOS. Eva Maria: MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa. São Paulo: Hucitec, 2006.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. La educacion de las personas adultas. La declaracion de hamburgo. La agenda para elfuturo. 5ª conferencia internacional de educación de las personas adultas 14 - 18 de julio 1997. 55 p. Disponível em:www.education.unesco.org/confiteia. Acesso 25 de julho, 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.