O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA
DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA
Keywords:
ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA DE ASSENTAMENTOS, EVASÃO ESCOLARAbstract
Este artigo intitulado de O Ensino Remoto no Contexto da Pandemia: desafios possibilidades e permanência do aluno na escola é uma pesquisa empírica baseada em estudos de referências bibliográficas e nas experiências profissionais de uma gestora que atua em escolas de ensino médio e fundamental no campo, em área de assentamento do MST. O objetivo é analisar o resultado das experiências com o ensino remoto e as estratégias utilizadas pelo governo estadual e municipal para assegurar o vínculo e a permanência do aluno na referida escola. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético, por permitir compreender melhor as contradições da realidade social. Como metodologia, foi a adota a pesquisa exploratória por meio de estudos bibliográficos, análise documental e experiências vividas. Os resultados apresentam um índice alto de evasão escolar, pois cerca de aproximadamente 50% dos alunos não participaram das aulas remotas, devido ao seu afastamento em prol do trabalho, bem como a não adequação ao novo modelo de ensino, dadas as dificuldades do acesso às tecnologias digitais e à internet.
Downloads
References
BAHIA. Governo do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Educação, Programa Estado Solidário Bolsa Presença, Salvador, BA, 2021.
BAHIA. Secretaria Estadual de Educação. Governo do Estado da Bahia. Documento Orientador para a Organização da Jornada Pedagógica Paulo Freire, 2020/2021, Salvador, BA, 2020.
BAHIA. Secretaria Estadual de Saúde, Governo do Estado da Bahia. Boletim Informativo sobre o coronavirus-COVID-19. Bahia, nº 69. 2020. Disponível em: www.saude.ba.gov.br. Acesso em 17 de julho de 2020.
BEHAR. Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Faculdade de Educação e dos Programas de Pós Graduação em Educação e Informática na Educação, Porto Alegre, RS, publicado em julho de 2020. Disponível em www.ufrgs.br Acesso em: 21/06/2021.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Ministério de Inclusão Educacional da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB nº01, de 03 de abril de 2002, Grupo de Trabalho Permanente de Educação do Campo, Decreto 1.374, de 03 de junho de 2003, Brasília, DF, 2003.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura Câmara de Educação Básica. Portaria 473 de 17 março de 2020. Disponível em: www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-473-de-17-de-março-de-2020. Acesso em: 21/06/2021.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura Câmara de Educação Básica. Portaria 473 de 12 de maio de 2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em: www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-473-de-12-de-maio-de-2020.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura Câmara de Educação Básica. Portaria 544 de 17 de junho de 2020. Brasilia, DF, 2020. Disponível em: www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-544-de-17-de-junho-de-2020.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura Câmara de Educação. Portaria de 19 de março de 2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020. Acesso em 18/07/2020.
BRASIL. Senado Federal. Lei de diretrizes e Bases Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, Disponível em: www.portaldomec.gov.com.br Acesso em: 17 de junho de 2020.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA. Mônica Castagna. AZEVEDO; Sônia Meire de Jesus (Org). Por uma Educação do Campo: Contribuições para a Construção de um Projeto Político Pedagógico de Educação do Campo. col. Por Uma Educação do Campo, nº. 05, Articulação Nacional, Brasília, DF, 2004.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: Escola é mais do que escola. 2ª ed., editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2012.
CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. In: Educação do Campo e Políticas Públicas. (orgs): KOLLING. Edgard Jorge; CERIOLI. Paulo Ricardo (orfs), CALDART. Roseli Salete, Articulação Nacional, Col. Por uma Educação do Campo, Vol. 4, Brasília, DF, 2002.
CECLRM, EMZ. Colégio Estadual do Campo Lúcia Rocha Macedo e Escola Municipal Emiliano Zapata. Relatório de Atividades Pedagógicas 2021.
CUNHA, Célio da. SOUSA, José Vieira; SILVA. Maria Abádia, (orgs): O Método Dialético na Pesquisa em Educação, Autores Associados, Coleção. Políticas Públicas de Educação, Campinas, SP, 2014.
GAUTHIER. Lucien. O vírus, a Pandemia e o Capitalismo – Notas editoriais da revista A Verdade 105. O Trabalho. [S.l], 2020. Disponível em: <http://otrabalho.org.br.>. Acesso em 12 jul. 2020.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Brasil/Bahia/cidades, 2019. Disponível na internet em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/pesquisa/13/78117, Acesso em 31/07/2020.
INEP. Instituto Nacional de Educação e Pesquisa. Censo do Professor. Disponível em: http://portaldomecgov,br.dm.documentos/estudosdoprofessorpdf. 2017. Acesso em: 25/07/2020.
MÉSZÁROS. István, O Poder da Ideologia. Tradução, Paulo César Castanheira: Boitempo, Editorial, São Paulo, SP, 2004.
MORIGI, Valer. A escola do MST: uma utopia em construção. Mediação, Porto Alegre, RS, 2003.
MOTEIRO, Denis. A educação para além da Capital. Boitempo, São Paulo, SP, 2008.
MOTEIRO, Denis. Agroecossitema. Dicionário de Educação do Campo (org): Roseli Cardar, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano, Gaudêncio Frigotto, Expressão Popular, Rio de Janeir-, RJ, São Paulo- SP, 2012.
MOTEIRO, Denis. István. Para Além do Capital: rumo a uma teoria de transição. Tradução Paulo César Castanheira, Sérgio Lessa. 1ª ed. Led revista, Boitempo, São Paulo, SP, 2011.
MST. Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Secretaria Regional do MST. Relatório de Ações Políticas sobre a desvinculação dos Anexos - Documento Orientador. Vitória da Conquista, BA, 2021.
OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde. Histórico da Pandemia de Covid-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso 31/07/2021.
PENA, Rodolfo Alves. Bahia. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 24/07/2020.
REZENDE, Joffre Marcondes de. Epidemia, endemia, pandemia, epidemiologia. Revista de Patologia Tropical/Journal of Tropical Pathology, v. 27, n. 1, 1998.
SANTOS, Arlete Ramos dos. Os Movimentos sociais do Campo e a Reforma Agrária do Consenso. Relatório Pós-Doutorado submetido à Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho – UNESP, Araraquara, SP, 2016.
SANTOS, Eliane Nascimento. A Política do Proinfo no Ensino Fundamental estudo sobre os laboratórios de informática em escolas do Campo no município de Vitória da Conquista/BA. Dissertação de Mestrado, 260 p. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista, BA, 2019.
SILVA, Daniel Neves. Piores Epidemias da História. Página virtual do Mundo Educação, 2021 Disponível em: https://mundoeducaçao.uol.com.br/curiosidades/as-pioresepidemias-história.htm. Acesso em: 18/06/2020.
SILVA. Luciene Rocha Silva. A Política Municipal de Educação do Campo em Vitória da Conquista BA/- período 2010-2017. Dissertação de Mestrado realizada pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/Ilhéus, BA, 2017.
SILVA. Luciene Rocha Silva; SANTOS. Arlete Ramos dos; LIMA Davi. Desafios do Ensino Remoto em tempos de Pandemia na Educação do Campo. Educação do Campo em tempo de Pandemia. Revista Políticas Públicas e Gestão Educacional, (POLIGES) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB - Itapetinga, BA, ISSN: 2763, 5716 - ano 2020, vol. 1, n. 1, set - dez, de 2020.
SOUSA. Jesus Maria; FINO, Carlos Nogueira. As TIC abrindo caminhos para novos paradigmas educacionais. Educação e Cultura Contemporânea, v. 5, nº 10, ISSN 22381279.2018, Disponível em: https://www.google.com. Acesso em 20/08/2020.
UNESCO. União das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório de ciências da Unesco Rumo a 2030: visão Geral e cenário brasileiro, Edições Unesco, Brasil/BR, 2015 Disponível na internet em www.unesco.gov.br.com acesso em 25/07/2020.
UNIBANCO. Instituto Unibanco. Observatório de Educação de Ensino e Gestão. Guia sobre abandono e evasão escolar: um panorama da educação brasileira. Disponível em:https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br. Acesso em: 12/08/2021.
UOl, Coronavirus. Página virtual do UOL, 2021. Disponível https://www.uol.com.br/saude/ultimas noticias/redacao. Acesso em 17/07/20.
VERONESI, Ricardo et al. Doenças infecciosas e parasitárias. Editora Guanabara Koogan, São Paulo. SP, 1992.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.