VIVÊNCIAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO MATO GROSSO DO SUL
Palabras clave:
Educação Especial, Altas Habilidades ou Superdotação, NAAH/SResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar os dispositivos legais sobre educação especial e a dinâmica de atendimento educacional especializado ao aluno com altas habilidades ou superdotação em Mato Grosso do Sul, as políticas públicas desenvolvidas no estado para atendimento ao público-alvo da educação especial, considerando este um direito social garantido desde a Constituição Federal de 1988. O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades ou Superdotação – NAAH/S, é um programa federal criado como garantias à esses direitos. O NAAH/S tem por objetivo promover a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação das escolas públicas de educação básica, possibilitando sua inserção efetiva no ensino regular. Para além da identificação e atendimento, o núcleo tem o papel de disseminar o conhecimento sobre o tema nos sistemas educacionais, nas comunidades escolares e nas famílias, a fim de colaborar para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade. Deste modo, entende-se que as políticas sociais nesta área são relevantes para a concretização de ações pertinentes à educação especial.
Descargas
Citas
BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília, 2007.
________ Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, Resolução nº 4, Brasília, 2009.
CARBONARI, V.L.G, Informática Educativa e a Concepção dos Professores das Salas de Recursos de Deficiência Auditiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS, Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2008.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, julho/2002.
DELOU, Cristina Maria Carvalho. Sucesso e Fracasso Escolar de alunos considerados superdotados: um estudo sobre a trajetória escolar de alunos que receberam atendimento em salas de recursos de escolas da rede pública de ensino. -Tese de Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001.
GRANEMANN, J. L. Educação Inclusiva: Análise de Trajetórias e Práticas Pedagógicas. 235 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2005.
SANTOS, B.S. Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 48, junho/1997. Coimbra, 1997.
SOUSA, S. M. Z. L.; PRIETO, R. G. A educação especial. In: OLIVEIRA, R. P. e ADRIÃO, T. (orgs.). Organização do ensino no Brasil. São Paulo: Xamã, 2002.
RENZULLI, Joseph S.. Escolas para o Desenvolvimento de Talentos: Um Plano Prático para o Aproveitamento Escolar Integral. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Superdotação, Porto, Portugal, outubro de 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.