O SENTIDO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID -19
Palabras clave:
Educação Infatil, Trabalho Docente, Pandemia COVID-19Resumen
Este trabalho faz um recorte da pesquisa desenvolvida no primeiro semestre de 2020, em municípios da região Território Litoral Sul da Bahia, intitulada “A educação infantil em tempos de pandemia: o que dizem as docentes de municípios baianos sobre o trabalho”. Tem como objetivo principal refletir sobre o sentido do trabalho docente na educação infantil, em tempos de pandemia, a partir da fala de profissionais que atuam em algumas redes públicas de ensino em municípios do Sul da Bahia. O estudo buscou reunir dados e informações a partir de uma pesquisa do tipo exploratória. Os resultados evidenciam a dificuldade das profissionais em dar sentido ao trabalho de modo geral e ao trabalho docente na Educação Infantil em tempos de pandemia da Covid-19. Enfrentar o período pandêmico precisa de tempo e planejamento coletivo para que as demandas e realidades locais sejam atendidas adequadamente. Esses desafios que se apresentam precisam ser pensados coletivamente, para a realização de um trabalho sério e coeso, e que respeite o direito à educação das crianças.
Descargas
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 05/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 jun. 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 10 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009b. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=112015. Acesso em: 13 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007. Estabelece as orientações e diretrizes para execução e assistência financeira suplementar ao Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – PROINFÂNCIA. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 abr. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_n6_240407_proinfancia_medida18.pdf.pdf. Acesso em: 16 abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 9394 de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Brasília, 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 abr. 2020.
DEJOURS, C. A Loucura no Trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez Oboré, 1988.
GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Base de dados. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
HADDAD, L. Políticas integradas de Educação e cuidado infantil: desafios, armadilhas e possibilidades. Cadernos de Pesquisa,v. 36, n. 129, p. 519-546, set./dez. 2006.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil: Relatório de Pesquisa. 2020
MELLO, A. M.; NEGREIROS, F.; ANJOS, C. I. dos (Orgs.). Caderno de Direitos -Retorno à creche e à escola: Direitos das crianças, suas famílias e suas/seus educadoras/es -gestoras/es, professoras/es e funcionárias/os. Piauí: EDUFPI / FRENTE NORDESTE CRIANÇA, 2020. Disponível: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/Caderno_Direitos_-_EDULPI_com_ISBN20200725103619.pdf.
MARX, K. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v.1.
MELLO, D. Mais de um terço dos domicílios brasileiros não tem acesso à internet. Agência Brasil. São Paulo, 2018.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/mais-de-um-terco-dos-domicilios-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 10 abr. 2020.
SOLDATELLI, R. Processo de adoecimento de professores amplia durante pandemia. In: Esquerda Marxista: corrente marxista internacional, 2020. Disponível em: https://www.marxismo.org.br/processode-adoecimento-de-professores-amplia-durante-pandemia/. Acesso em: 10/out/2020.
VIEIRA, E.P. Gramsci e suas contribuições para a compreensão do Trabalho Docente. Trabalho & Educação, v.17, n. 1, p. 153-165, jan./abr. 2008.
VIEIRA, E.P. A Educação Infantil nos Municípios do Território Litoral Sul da Bahia. In: 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pesquisa em Educação – ANPEd. Anais [...]. São Luiz, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.