DRAMÁTICAS DO USO DE SI NA DOCÊNCIA

CONSIDERAÇÕES SOBRE A CENTRALIDADE DA/DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores/as

  • Érica de Sousa Wanzerlei Universidade Federal do Pará
  • Fátima Pessoa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39481

Palabras clave:

Dramática do uso de si, Prática discursiva, Atividade docente

Resumen

As reflexões sobre o trabalho docente no âmbito do projeto Linguagem/Trabalho, Práticas discursivas/atividades: a elaboração de uma abordagem ergodiscursiva têm apontado para a centralidade que a professora e o professor assumem na instituição escolar, condição para a realização da atividade docente. A continuidade dessa reflexão tem o propósito de compreender, com base na escuta das entrevistas de uma e de um docente que atuam na educação básica há mais de 15 anos, o modo como incorporam os valores relacionados a essa centralidade na avaliação que fazem sobre sua atuação profissional e sua inserção institucional. Os conceitos de prática discursiva (MAINGUENEAU, 2008) e dramática de uso de si (DURRIVE; SCHWARTZ, 2010) serão os fundamentos para, em uma articulação entre a Análise do Discurso e a Ergologia, discorrer sobre os sentidos que profissionais mobilizam sobre o trabalho docente, sentidos que fazem parte dos processos de constituição das identidades e das relações interpessoais que se estabelecem nas instituições de ensino. As entrevistas que servem à escuta da professora e do professor apontam para modos distintos de constituir sentidos coletivos ou individualizados sobre o exercício da docência, portanto para indicar dramáticas de usos de si por si e de usos de si por outros. Desse modo, as articulações entre perspectivas teóricas que pensam relações entre linguagem e trabalho contribuem para a compreensão da atividade laboral e dos modos de torná-lo material pela palavra e pelas restrições semânticas que definem um posicionamento discursivo (MAINGUENEAU, 2008). A relevância dessa abordagem justifica-se no contexto da formação para o trabalho, no sentido de orientar para a oportunidades de discussões em torno das diferentes dimensões - técnicas, econômicas, políticas, éticas, afetivas - implicadas pela e na atividade docente.

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Biografía del autor/a

Érica de Sousa Wanzerlei, Universidade Federal do Pará

Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará, curso de Letras Língua Portuguesa.

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Publicado

09-12-2022

Número

Sección

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia