O ENADE NA PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO

UM ESTUDO REALIZADO NA ÁREA BIOLOGIA

Autores/as

  • Maria Goretti de Mesquita Costa Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39716

Palabras clave:

Enade, Política de avaliação, Percepção dos coordenadores, Licenciatura em Biologia, Instituto Federal do Maranhão

Resumen

O presente artigo aborda a percepção dos coordenadores do curso de licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Monte Castelo, acerca do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) enquanto política de avaliação da Educação Superior. O objetivo é identificar os resultados obtidos pelo referido curso no ENADE, verificar a percepção dos coordenadores e analisar quais proposituras emergiram desses gestores na promoção de ações que visam melhorar a qualidade do curso na avaliação do ENADE. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e de campo. Para a coleta de dados, realizou-se um recorte metodológico que focou em entrevistar somente os coordenadores que atuaram nos anos de 2011, 2014 e 2017. Averiguou-se que, mesmo cientes de que o exame impulsiona a geração de estratégias de gestão com a finalidade de melhorar os resultados dos cursos, a falta de recursos para essa finalidade sempre se apresentará como uma barreira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior: 2009: Resumo técnico. Brasília, 2011.

FIGUEIREDO, A. M; SOUZA, S. R. G. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação científica à apresentação do texto final. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do Enade 2011 por Instituição de Ensino Superior. Brasília - DF, 2011. Disponível em: <http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/>. Acesso em: 01 abr. 2020.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do Enade 2014 por Instituição de Ensino Superior. Brasília - DF, 2014. Disponível em: <http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/>. Acesso em: 01 abr. 2020.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do Enade 2017 por Instituição de Ensino Superior. Brasília - DF, 2017. Disponível em: <http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/>. Acesso em: 01 abr. 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília: INEP, 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2016.

VERGARA, S. C. Método de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

Publicado

18-12-2022