RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENSINAR E APRENDER DIANTE DA COVID-19
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SOLIDÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.42136Palabras clave:
Educação Básica, Inclusão, Educação Solidária, Covid-19Resumen
A educação básica no Paraná enfrentou instabilidades com a COVID-19, como em todo o Brasil e mundo. As práticas atuais e a gestão educacional não amenizaram os impactos da pandemia. Milhões foram gastos para acessar o máximo de estudantes, mas sem sucesso concreto. Durante a quarentena, professores orientados pela SEED passaram atividades em excesso para ocupar o ócio dos alunos, uma estratégia que revelou-se ineficaz. Essa abordagem reflete uma educação bancária, contra a qual nos posicionamos, seguindo Paulo Freire. Propomos uma educação dialógica, considerando a realidade social e a conexão na nova realidade educacional virtual, o ciberespaço. Essa realidade pode ser inclusiva ou excludente, dependendo da visão do professor. Precisamos de uma educação dialógica, solidária e afetiva que reflete a importância da comunicação, empatia e solidariedade neste século.
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