A COVID-19 E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.44455Palabras clave:
Pandemia, Covid-19, Ensino Remoto, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoResumen
Este estudo aborda o impacto da pandemia da COVID-19 no campo educacional, com o objetivo de analisar os desafios enfrentados por alunos, professores e gestores durante esse período. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos que abordam vivências sobre a pandemia no âmbito educacional. O estudo identificou três etapas para entender os o impacto da covid-19 na educação: o início da pandemia, a transição para o ensino remoto e os desafios emergentes. Além disso, destaca-se a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como aliadas na continuidade do processo educacional e ressalta a necessidade de estratégias inclusivas e investimentos em infraestrutura tecnológica para enfrentar os desafios decorrentes da exclusão digital e das disparidades no acesso às tecnologias digitais.
Descargas
Citas
BARROS, R. et al. Perda de aprendizagem na pandemia. São Paulo: Instituto Unibanco/Insper, 2021. Disponível em: <https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/perda-deaprendizagem-na-pandemia>. Acesso em: 03 out. 2023.
BEHAR, P. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS, 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educac ao-a-distância/>. Acessado em 08 set. 2023.
BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. D.O.U 18/03/2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 03 nov. 2023.
BUENO, E.; GAMA, M. Os desafios da gestão escolar frente à pandemia: uma análise do campo. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/126929>. Acesso em: 21 fev. 2024.
CORDEIRO, K. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Repositório institucional. Manaus, 2020. Disponível em: < https://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157>. Acesso em 22 fev. 2024.
COSTA, A.; NASCIMENTO, A. Os Desafios do Ensino Remoto em Tempos de Pandemia no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, nº 4, 2020, Maceió - AL. Anais... Maceió: Realize, 6, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_I D6370_30092020005800.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.
GUIZZO, B.; MARCELLO, F.; MÜLLER, F. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e238077, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/ybM6TZ8MvPmdLN8HzqgFZKS/?lang=pt#>. Acesso em: 14 nov. 2023.
HORA, D.; CORRÊA, I.; OLIVEIRA, N. Os reflexos da pandemia no cotidiano escolar paraense. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S.l.], v. 38, n. 00, 2022. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111575>. Acesso em: 21 fev. 2024.
JUNQUEIRA, A. Da pandemia nasce uma nova relação entre escola e família. 2020. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/19474/da-pandemia-nasce-uma-nova-relacao-entreescola-efamilia>. Acesso em: 20 out. 2023.
LAJOLO, F. Covid-19, ciência, público e políticas públicas. São Paulo: Jornal da USP, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/covid-19-ciencia-publico-e-politicaspublicas/. Acesso em: 22 set. 2023.
LEAL, M. Metodologias ativas no ensino remoto emergencial: estudo avaliativo com discentes de administração sobre os novos desafios no aprendizado. 2021. 70 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35242. Acesso em: 20 fev. 2024.
LÉVY, P. A esfera semântica. São Paulo: Annablume, 2014.
LIZZI, J.; FREITAS, M. Food For Thought Desenvolvendo Habilidades Através Do Jogo Digital. In: COSTA, C.; MATTOS, F. Tecnologia na sala de aula em relatos de professores. Curitiba: CRV, 2021.
NAKANO, T.; ROZA, R.; OLIVEIRA, A. Ensino remoto em tempos de pandemia: algumas reflexões sobre seus impactos. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 19, p. 1368-1392, 2021. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49792>. Acesso em: 20 fev. 2024.
NASCIMENTO, I. Analfabetismo e segregação digital: desafios do ciberespaço para a educação e a teologia. 2021. 76 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1052. Acesso em: 20 fev. 2024.
NASCIMENTO, P. et al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. IPEA, Brasil, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228>. Acesso em: 20 fev. 2024.
PAGAIME, A. et al. Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO), v. 52, p. 1-21, 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/whQCYPvw8Bnc6VTSCgtBHLD/>. Acesso em: 21 fev. 2024.
PERES, M. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional, Recife, v.11, n. 1, p. 20-31, 2020. Disponível: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/246089/36575>. Acesso em: 21 fev. 2024.
SANTOS JUNIOR, V.; MONTEIRO, J. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, v. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583>. Acesso em: 03 out. 2023.
SILVA, C.; TEIXEIRA, C. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19 / The use of technologies in education: the challenges facing the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 70070–70079, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n9-452. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/16897>. Acesso em: 14 out. 2023.
SOUZA, F.; MONTEIRO, J.; OLIVEIRA, L. Cenários escolares em tempo de pandemia: as contribuições das tecnologias digitais. I. ed. São Paulo: Mentes Abertas, 2020. v. 2. 173p.
VALENTE, J. Formação de educadores para o uso da informática na escola. – Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED – Universidade Estadual de Campinas – 4ª ed. Unicamp; São Paulo, 2020.
ZAJAC, D. Ensino remoto na Educação Básica e COVID-19: um agravo ao Direito à Educação e outros impasses. EPUFABC, 2020. Disponível em: <http://proec.ufabc.edu.br/epufabc/ensino-remoto-na-educacao-basica/#:~:text=No%20Brasil%2C%20muitas%20redes%20de,ao%20vivo%20em%20m%C3%BAltiplas%20plataformas>. Acessado em 30 se. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.