A COVID-19 E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Fabiane Viana Dantas Universidade Estácio de Sá
  • Diego Jorge Ferreira Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.44455

Palabras clave:

Pandemia, Covid-19, Ensino Remoto, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumen

Este estudo aborda o impacto da pandemia da COVID-19 no campo educacional, com o objetivo de analisar os desafios enfrentados por alunos, professores e gestores durante esse período. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos que abordam vivências sobre a pandemia no âmbito educacional. O estudo identificou três etapas para entender os o impacto da covid-19 na educação: o início da pandemia, a transição para o ensino remoto e os desafios emergentes. Além disso, destaca-se a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como aliadas na continuidade do processo educacional e ressalta a necessidade de estratégias inclusivas e investimentos em infraestrutura tecnológica para enfrentar os desafios decorrentes da exclusão digital e das disparidades no acesso às tecnologias digitais.

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Biografía del autor/a

Fabiane Viana Dantas, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes. Especialista em Análises Clínicas pela Faculdade Souza Marques. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio. Atua como professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Desenvolve estudo sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, pesquisando principalmente sobre Ensino Remoto, Pandemia e Ensino Primário.

Diego Jorge Ferreira, Universidade Estácio de Sá

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação - da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Mestrado (2007) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal Fluminense, esse último com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Fez Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2015-2017). Foi professor contratado no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Lille, França (2018-2021) onde lecionou na graduação (ciências da educação e licenciaturas) e pós-graduação (Mestrado) disciplinas ligadas à didática geral e didáticas específicas, políticas educacionais, tecnologias educacionais, metodologia científica. Orientou várias dissertações de Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Lille. Ainda no Ensino Superior, lecionou na UERJ/FEBF disciplinas no campo da didática, práticas de ensino, políticas de formação, políticas educacionais, tendo aí orientado diversos trabalhos de conclusão de curso. Integrou diferentes Grupos de Pesquisa ao longo de sua trajetória acadêmica: o Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille (Université de Lille), em especial no Grupo Théodile que é especializado no campo da didática, período no qual voltei minha produção acadêmica, inclusive a de artigos, para a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação; o Laboratoire Interdisciplinaire d étude du politique Hannah Arendt (Université Paris-Est Créteil); o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (UFF); o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (UFF); o de Políticas e modelos de formação de professores: estudos comparados (USP). Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais: abordagens críticas (UNESA). Na Educação Básica, tem ampla experiência em rede pública de educação, tendo aí desempenhado diversas funções (direção; coordenação; criação e implementação de projetos de formação locais e federais; dinamização de TDIC nas escolas). Atua principalmente com os seguintes temas de pesquisa: TDIC, didática geral e específica de TDIC, teorias críticas de TDIC, políticas de formação, nova gestão pública, hiperburocracia, (des) profissionalização docente, recomposição profissional.

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Publicado

30-04-2024