Tarefa de casa como ação educativa: Uma relação entre a escola, o aluno e a família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.32918

Resumo

O artigo exibe parte da pesquisa concretizada no Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação, da Faculdade Vale do Cricaré - ES, sobre: Tarefa de casa como ação educativa: uma relação entre a escola, o aluno e a família. Justifica-se este estudo por acreditar na importância da família e escola caminharem juntas em busca de uma educação voltada para o sucesso do aluno na escola. A metodologia empregou pesquisa bibliográfica e de campo. Um roteiro de entrevista foi aplicado à professora, aos pais ou responsáveis e alunos, na perspectiva de identificar a participação da família na vida escolar das crianças. O estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. Após conclusão constatou-se, que a integração entre família e escola pode ser considerada, se não a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem dos educandos. A escola necessita de pais presentes, que se envolvam no processo escolar dos filhos.

PALAVRAS-CHAVE: Tarefa de Casa. Família. Escola. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Keila de Moura Sant'Anna, Faculdade Vale do Cricaré

Mestre em Educação pela Faculdade Vale do Cricaré – Campus São Mateus/ES, especialista em Psicopedagogia - Ferlagos, especialista em Educação Inclusiva e Diversidade – ISECUB, especialista em Gestão Educacional Integrada: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção – ISEAC, graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia – Habilitação: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus. Pedagoga Estatutária da Prefeitura Municipal de Marataízes/ES desde 2008 e Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais em Designação Temporária há 24 anos. 

Luciana Teles Moura Pirola, Faculdade Vale do Cricaré

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em Educação e Publicitária. Atualmente trabalha com pesquisa de processos de ensino e relacionamentos interpessoais e orientação de pesquisa a mestrandos da Faculdade Vale do Cricaré.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos