A importância da educação socioemocional no processo de ensino e aprendizagem desenvolvidos no “programa líder em mim” da escola de Ensino Fundamental Batista

Autores

  • Claudia Maria Sebalhos Lopes
  • Janaína Pereira Pretto Carlesso UNIVERSIDADE FRANCISCANA UFN

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.33222

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma reflexão a respeito da importância da educação socioemocional no processo de ensino e aprendizagem, o Programa Educacional de Liderança, com foco na prática pedagógica e intencionalidade formativa e humanizadora, tendo a instituição escolar como influenciadora e como um espaço de sua efetivação, contribuindo com a formação dos sujeitos nos processos de escolarização. Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de uma prática educativa mais humanizada capaz de emancipar, libertar e direcionar o ser humano para o despertar de uma nova consciência própria, tornando-o assim um cidadão mais reflexivo e crítico, onde se tornará parte do próprio processo educativo e consequentemente de sua história. As reflexões aqui apresentadas resultam de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino fundamental da cidade de Santa Maria no RS. A partir dos conceitos teóricos de Paulo Freire tais conceitos trazem elementos que contribuem para a construção de aprendizagens que têm como horizonte a humanização dos sujeitos. Essas concepções se materializam em atitudes, escolhas e relações empreendidas na prática educativa em que os (as) estudantes são compreendidos como seres sociais e históricos, que ao se desenvolverem por meio do diálogo, a percepção crítica sobre a realidade, vão se tornando capazes de produzir seus próprios saberes e de criar condições para uma atuação mais efetiva na sociedade.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Sebalhos Lopes

Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens UFN

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Relatos de experiência