Resolução de Problemas em matemática

evidências para caracterização como uma metodologia ativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.35703

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar características que permitem indicar quando uma aula de Matemática baseada em Resolução de Problemas está associada a uma metodologia ativa de ensino. Para tanto, fez-se um estudo teórico que se enquadra, quanto ao objetivo, como uma pesquisa descritiva e quanto ao procedimento, como bibliográfica, no qual se apresentam as concepções de metodologias ativas, bem como a Resolução de Problemas enquanto estratégia de ensino, definindo o entendimento de problema e o ensino para e através da Resolução de Problemas. Os resultados indicam que o papel do professor e dos estudantes, bem como a natureza das atividades matemáticas propostas, são o que definem a caracterização pretendida.

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Biografia do Autor

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Pós-doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul, sob supervisão da prof. Dr. Norma S. G. Allevato

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau

http://lattes.cnpq.br/9011361495097968

Jonathan Gil Müller, Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2390739704802415

Suelen Sasse Stein, Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

http://lattes.cnpq.br/4497025381994403

Cíntia Poffo, Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

http://lattes.cnpq.br/4497025381994403

Vilmar Ibanor Bertotti Junior, Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

http://lattes.cnpq.br/4352426456934726

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Publicado

30-12-2021

Edição

Seção

Artigos