Fotografia em perspectiva

relato de uma experiência didática envolvendo geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.35884

Resumo

Relato de uma experiência didática chamada “Fotografia em Perspectiva” que envolve o uso da fotografia como instrumento para o ensino da Matemática. A experiência foi inspirada e remete a trabalhos que tratam do uso da fotografia ou da linguagem imagética no ensino. Foi realizada em 2015 com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular no município de São Mateus, Espírito Santo, e assumiu a forma de uma atividade externa à escola seguida por reflexão, aprofundamento, composição e exposição de cartazes informativos; com ela, o professor-pesquisador buscou responder a seguinte questão: “Quais contribuições podemos obter do uso da fotografia no ensino de Geometria?” Tecnicamente, o relato segue uma abordagem qualitativa que combina a descrição do que aconteceu com uma análise conduzida a partir das produções dos alunos, ambas levando em conta dados coletados por meio da observação participante do professor-pesquisador auxiliado por diário de campo. As principais conclusões são: a experiência foi bastante satisfatória nos seus aspectos gerais, havendo contado com a participação entusiasmada e efetiva dos alunos; embora a atenção dos alunos tenha se desviado do foco na Geometria, o uso da fotografia permitiu o exercício da criatividade, o trabalho em grupo, a contextualização de conteúdos matemáticos e o estabelecimento de relações com outras áreas do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Souza Fassarella, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestre em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998) e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2002). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), lotado no Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pesquisa em Matemática e Física, especialmente em temas relacionados a Mecânica Quântica.

Fábio Atila Cardoso Moraes, Secretaria Municipal de Educação de São Mateus - ES.

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018), atua na Secretaria Municipal de Educação de São Mateus - ES.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Edição

Seção

Relatos de experiência