Cartografia dos Estágios em Arte no Ensino Remoto

Autores

  • Juliana Maria Girão Carvalho Nascimento Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.35993

Resumo

Este artigo traz uma cartografia dos Estágios Supervisionados I e II da Licenciatura em Teatro da UFC, desenvolvidos no contexto da pandemia de COVI-19 (entre agosto de 2020 e abril de 2021), com o intuito de mostrar os disparadores criados nas disciplinas para mobilizar as(os) estagiárias(os) em suas práticas e pesquisas docentes, junto à disciplina de Arte no ensino fundamental II. Os territórios virtuais de três escolas públicas são delineados a partir da habitação de professoras(es) de Arte, orientadora de estágio e estagiárias(os). Por fim, o artigo mostra como os disparadores propostos pela orientação reverberaram nas práticas pedagógicas das(os) estagiários, na sala virtual de Arte, a partir de metodologias que articulam a BNCC, a inventividade, a aplicação da Lei nº 11.645 e o pensamento decolonial, em prol da criação de uma pedagogia do contra-isolamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maria Girão Carvalho Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Atriz, diretora e pesquisadora em teatro. Professora adjunta da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará, possui graduação e mestrado em Psicologia (UFC), e doutorado em Artes Cênicas pela UFBA. Iniciou seu percurso no teatro em 1995, no Curso de Arte Dramática (CAD) da UFC.

Downloads

Publicado

19-11-2021