Experiências artístico-pedagógicas com estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do estado do Maranhão

Autores

  • Andressa Passos do Nascimento Universidade Federal do Maranhão
  • Michelle Nascimento Cabral Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36191

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar o processo de composição estética-artístico dos estudantes-atores/ atrizes que participaram da montagem do espetáculo “O Cavaleiro do Destino”, uma produção artística realizada com estudantes do ensino médio da escola Liceu Maranhense. Entende-se que os processos pedagógicos são também processos artísticos, por isso, utilizamos a análise de documentos (entrevistas, relatórios, plano de aulas), baseados na genética teatral, assim como as metodologias utilizadas nas oficinas e as estratégias/técnicas utilizadas para composição da encenação, tendo como base principal os autores Grotowski (1997), Ferancini (2003). Realizamos, assim, com essa linguagem artística, um movimento tático de reinvenção do cotidiano escolar, a partir das oficinas. Por fim, trago como formato de ensino, oficinas extracurriculares, que agregam ao ensino do teatro, e como um estudo sobre o corpo abre os caminhos de um redescobrimento maior de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Passos do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Artista- docente, possui graduação em Teatro Licenciatura (UFMA), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (PPGAC/UFMA), artista e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

Michelle Nascimento Cabral Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Artista-docente do curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Atriz, palhaça e diretora teatral. Coordenadora e docente do Mestrado em Artes Cênicas - PPGAC/UFMA. Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS. Mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Bacharel em Artes Cênicas-Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. 

Downloads

Publicado

19-11-2021