Contribuições da Pedagogia da Alternância para o ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.44063Palabras clave:
Educação no campo; alternância; FísicaResumen
A Educação do Campo é um paradigma educacional construído desde a década de 1990 com a população camponesa que tem a Pedagogia da Alternância como um dos seus referenciais, especialmente nos Centros Familiares de Formação por Alternância e nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Pedagogia da Terra. A Pedagogia da Alternância, presente no Brasil desde a década de 1960, pode ser definida como a forma de organizar o processo formativo que articula momentos de vivência no meio acadêmico ou escolar e no meio familiar ou socioprofissional. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições da Pedagogia da Alternância para o ensino de Física. Para isto foi feito uma pesquisa bibliográfica em teses, dissertações e artigos de periódicos. Os dados encontrados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam como principais contribuições a contextualização do ensino de Física e o estabelecimento de uma prática de ensino dinâmica e transformadora.
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