Contribuições da Pedagogia da Alternância para o ensino de Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.44063

Palabras clave:

Educação no campo; alternância; Física

Resumen

A Educação do Campo é um paradigma educacional construído desde a década de 1990 com a população camponesa que tem a Pedagogia da Alternância como um dos seus referenciais, especialmente nos Centros Familiares de Formação por Alternância e nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Pedagogia da Terra. A Pedagogia da Alternância, presente no Brasil desde a década de 1960, pode ser definida como a forma de organizar o processo formativo que articula momentos de vivência no meio acadêmico ou escolar e no meio familiar ou socioprofissional. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições da Pedagogia da Alternância para o ensino de Física. Para isto foi feito uma pesquisa bibliográfica em teses, dissertações e artigos de periódicos. Os dados encontrados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam como principais contribuições a contextualização do ensino de Física e o estabelecimento de uma prática de ensino dinâmica e transformadora.

Biografía del autor/a

  • Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

    Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui licenciatura em Física pela UFU. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente atua no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). Foi Coordenador da LEdoC no biênio 2019-2021. É líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores de Ciências e membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEsPEC). Tem experiência na área de Formação de Professores com enfoque em Ensino de Ciências, Ensino de Física e Educação do Campo.

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Publicado

25-06-2025