A produção de redes na pesca artesanal como saber estruturante para o ensino de física escolar: diálogo de saberes no pibid educação do campo da UFPR litoral

Autores

  • Ehrick Eduardo Martins Melzer Universidade Federal do Paraná
  • João Marcos Gonçalves Haluch Universidade Federal do Paraná
  • André Luis Gonsalves Camilo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32057

Resumo

O presente artigo busca problematizar e apresentar uma prática pedagógica desenvolvida no âmbito do PIBID no NID Educação do Campo. O objetivo desta ação foi de construir em duas escolas do campo (Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas e Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças) processos de diálogo de saberes entre os saberes tradicionais da pesca artesanal e da física escolar, mais especificamente sobre tração, leis de Newton e forças. Para desenvolver esta ação pedagógica nas unidades educacionais foram desenvolvidos 4 etapas. Estas consistiram em: i) planejamento da proposta; ii) organização e desenvolvimento da oficina de produção de redes; iii) desenvolvimento do diálogo de saberes nas escolas e iv) avaliação da proposta pedagógica. O objetivo maior da prática foi de construir a ponte entre o saber da rede na pesca artesanal com os saberes da física escolar. Outro ponto que foi desenvolvido na prática foi a conscientização dos estudantes sobre a história da pesca artesanal e seu lugar como prática identitária caiçara. Ao final da ação, materiais pedagógicos foram produzidos para possibilitar a continuidade dos trabalhos pelos professores nas duas escolas. Em nossa avaliação coletiva com as escolas percebemos o envolvimento dos estudantes com a produção de redes e a construção da curiosidade epistemológica em torno dos saberes sobre a física. Neste sentido, avaliamos a proposta de construção do diálogo de saberes como potencial na descolonização dos saberes físicos tradicionais trabalhados na escola. Buscando harmonizar o aprendizado da ciência sem que se perca a identidade comunitária camponesa.

Palavras-chave: Educação do Campo, Ensino de Ciências, Física, Pesca Artesanal, Diálogo de Saberes.

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Biografia do Autor

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Química (2009), Mestre em Educação em Ciências e em
Matemática (2012) e Doutor em Educação (2020) pela UFPR com tese de
doutorado na análise da implementação do PROCAMPO. Atua em pesquisas
com o ensino de ciências, educação do campo, políticas educacionais e diálogo
de saberes. Docente colaborador do curso de Licenciatura em Educação do
Campo: Ciências da Natureza (LECAMPO) e Vice coordenador da Licenciatura
em Geografia (LIGEO) na UFPR Setor Litoral. Coordenador do Laboratório de
Estudos em Ludicidade, Tecnologia e Comunicação (LUTECOM).

João Marcos Gonçalves Haluch, Universidade Federal do Paraná

Estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da
Natureza da UFPR LITORAL. Pescador artesanal e lider comunitário na
Associação de Moradores da Ilha do Mel. Residente na Ilha do Mel no Litoral do
Paraná. Bolsista PIBID Educação do Campo na edição 2018-2020.

André Luis Gonsalves Camilo, Universidade Federal do Paraná

Estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da
Natureza da UFPR LITORAL. Pescador artesanal, morador da ilha do Superagui
no Litoral do Paraná. Militante da luta pela Educação do Campo e pelos
pescadores artesanais. Bolsista PIBID Educação do Campo na edição 2018-
2020.

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil