A produção de redes na pesca artesanal como saber estruturante para o ensino de física escolar: diálogo de saberes no pibid educação do campo da UFPR litoral

Auteurs

  • Ehrick Eduardo Martins Melzer Universidade Federal do Paraná
  • João Marcos Gonçalves Haluch Universidade Federal do Paraná
  • André Luis Gonsalves Camilo Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32057

Résumé

O presente artigo busca problematizar e apresentar uma prática pedagógica desenvolvida no âmbito do PIBID no NID Educação do Campo. O objetivo desta ação foi de construir em duas escolas do campo (Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas e Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças) processos de diálogo de saberes entre os saberes tradicionais da pesca artesanal e da física escolar, mais especificamente sobre tração, leis de Newton e forças. Para desenvolver esta ação pedagógica nas unidades educacionais foram desenvolvidos 4 etapas. Estas consistiram em: i) planejamento da proposta; ii) organização e desenvolvimento da oficina de produção de redes; iii) desenvolvimento do diálogo de saberes nas escolas e iv) avaliação da proposta pedagógica. O objetivo maior da prática foi de construir a ponte entre o saber da rede na pesca artesanal com os saberes da física escolar. Outro ponto que foi desenvolvido na prática foi a conscientização dos estudantes sobre a história da pesca artesanal e seu lugar como prática identitária caiçara. Ao final da ação, materiais pedagógicos foram produzidos para possibilitar a continuidade dos trabalhos pelos professores nas duas escolas. Em nossa avaliação coletiva com as escolas percebemos o envolvimento dos estudantes com a produção de redes e a construção da curiosidade epistemológica em torno dos saberes sobre a física. Neste sentido, avaliamos a proposta de construção do diálogo de saberes como potencial na descolonização dos saberes físicos tradicionais trabalhados na escola. Buscando harmonizar o aprendizado da ciência sem que se perca a identidade comunitária camponesa.

Palavras-chave: Educação do Campo, Ensino de Ciências, Física, Pesca Artesanal, Diálogo de Saberes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Química (2009), Mestre em Educação em Ciências e em
Matemática (2012) e Doutor em Educação (2020) pela UFPR com tese de
doutorado na análise da implementação do PROCAMPO. Atua em pesquisas
com o ensino de ciências, educação do campo, políticas educacionais e diálogo
de saberes. Docente colaborador do curso de Licenciatura em Educação do
Campo: Ciências da Natureza (LECAMPO) e Vice coordenador da Licenciatura
em Geografia (LIGEO) na UFPR Setor Litoral. Coordenador do Laboratório de
Estudos em Ludicidade, Tecnologia e Comunicação (LUTECOM).

João Marcos Gonçalves Haluch, Universidade Federal do Paraná

Estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da
Natureza da UFPR LITORAL. Pescador artesanal e lider comunitário na
Associação de Moradores da Ilha do Mel. Residente na Ilha do Mel no Litoral do
Paraná. Bolsista PIBID Educação do Campo na edição 2018-2020.

André Luis Gonsalves Camilo, Universidade Federal do Paraná

Estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da
Natureza da UFPR LITORAL. Pescador artesanal, morador da ilha do Superagui
no Litoral do Paraná. Militante da luta pela Educação do Campo e pelos
pescadores artesanais. Bolsista PIBID Educação do Campo na edição 2018-
2020.

Téléchargements

Publiée

22-12-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil