2 ou 3d – você em ação”

construção, validação e aplicação de um jogo didático para o ensino de geometria molecular

Autores

  • Larissa de Castro Leal de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44541

Palavras-chave:

Jogo Didático; Atividades Lúdicas; Ensino de Química; Ensino de Geometria Molecular

Resumo

Muito tem-se discutido que ensinar Química é um desafio e é possível perceber, a partir da vivência em sala de aula, que alguns conteúdos são mais desafiadores que outros no processo de ensino, como o conteúdo de geometria molecular. Desta forma, surgiu a necessidade de formular metodologias alternativas, oportunizando ao estudante desenvolver habilidades e competências necessárias para a construção do seu conhecimento. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo descrever as etapas de construção, validação e aplicação do jogo didático “2 ou 3D – Você em Ação”, elaborado a partir de materiais alternativos a fim de verificar e auxiliar a aprendizagem do conteúdo de geometria molecular de uma turma da segunda série do ensino médio. A presente pesquisa é de caráter descritivo e os dados foram coletados por meio de questionários semi estruturados, os quais foram analisados a partir do método indutivo. Os resultados apontam a relevância do jogo como uma ferramenta auxiliar na aprendizagem de geometria molecular, uma vez que permite a interação e cooperação entre as equipes, estimulando-os a transferir conhecimento e sobretudo, aprender com o erro, explorando o seu protagonismo e favorecendo o aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, A. M. do. Oficinas temáticas, jogo “roletrando” e experimentação sobre petróleo e medicamentos como metodologia no ensino de química. 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo. São Mateus, 2016.

ARAUJO, L. C. L; MENDES, A. N. F. Construção do jogo didático “2 ou 3D – Você em Ação”: uma proposta para o ensino de geometria molecular. In: Anais da Semana de Química do Norte do Espírito Santo. Anais... São Mateus, ES, 2023a.

ARAUJO, L. C. L; MENDES, A. N. F. 2 ou 3D – Você em Ação: a visão de professores sobre a implementação de um jogo didático para o ensino de geometria molecular. In: Anais do I Congresso Capixaba de Ensino de Ciências. Anais...São Mateus, ES, 2023b.

BENEDETTI FILHO, E.; CAVAGIS, A. D. M.; BENEDETTI, L. P. S.; Um Jogo Didático para Revisão de Conceitos Químicos e Normas de Segurança em Laboratórios de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 37-44, 2020.

BENEDETTI FILHO, E., CAVAGIS, A. D. M., SANTOS, K. O.; BENEDETTI, L. P. S. Um jogo de tabuleiro envolvendo conceitos de mineralogia no Ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 167-175, 2021.

CAVAGIS, A.; BENEDETTI FILHO, E. Uso da plataforma Construct 2® na formação continuada de professores em jogos educativos virtuais. Revista ELO – Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 12, p. 1-13, 2023.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

GERHARDT, T. E., SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas S. A., 2008.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LEITE, M. A. S.; SOARES, M. H. F. B. Jogo Pedagógico para o Ensino de Termoquímica em turmas de educação de jovens e adultos. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 227-236, 2020.

LORENÇON, R. Uso de um aplicativo como recurso didático para o ensino de geometria molecular. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Curso Superior de Licenciatura em Química, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Medianeira, 2019.

MANFIO, R. A. Utilização e avaliação de software para o ensino de geometria molecular no ensino médio. 2019. 126f. Dissertação (PROFQUI - Mestrado profissional em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

MORAIS, R. P. O papel do planejamento didático-pedagógico no processo de construção da autonomia profissional de professores de química em formação inicial: análise do Processo EAR de validação de Sequências Didáticas no âmbito do PIBID. 2019. 277f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2019.

PAIS, H. M. V.; SILVA, R. C. S.; SOUZA, S. M.; FERREIRA, A. R. O.; MACHADO, M. F. A contribuição da ludicidade no ensino de ciências para o ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 2, p. 1024–1035, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/vie w/1071. Acesso em: 23 fev. 2024.

PESSOA, C. V. Construção e validação de tecnologia educativa para a utilização de plantas medicinais no cuidado de crianças. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/CE, 2017.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

REZENDE, F. A. M.; CARVALHO, C. V. M., GONTIJO, L. C.; SOARES, M. H. F. B.; RAIOQUIZ: Discussão de um Conceito de Propriedade Periódica por Meio de um Jogo Educativo. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 248-258, 2019.

SILVA, C. S.; SOARES, M. H. F. B. GeomeQuímica: um jogo baseado na Teoria Computacional da Mente para a aprendizagem de conceitos de geometria molecular. Química Nova na Escola, v. 43, n. 4, p. 371-379, 2021.

SOARES, M. H. F. B.; O Lúdico em Química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 203f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

SOARES, M. H. F. Jogos e Atividades lúdicas para o Ensino de Química. 2 ed. Goiânia: Kelps, 2015.

SOARES, M. H. F. B.; Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 5–13, 2016. Disponível em: https://www.journals .ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1311/1071. Acesso em: 08 fev. 2024.

Downloads

Publicado

22-05-2024