Dossiê Temático “Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras com crianças: revisando e construindo práxis educacionais”
A área de ensino de línguas estrangeiras para crianças tem recebido atenção nos últimos anos, sobretudo devido à uma crescente demanda por profissionais que atuem com essa faixa, consequência do neoliberalismo e da influência midiática que prega o início da aprendizagem de línguas estrangeiras cada vez mais cedo. Diante desse cenário, é fundamental ponderar acerca dos conceitos de línguas e linguagens, das visões sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação, principalmente quando a práxis educacional envolve um público específico: crianças. É necessário que as demandas mercadológicas sejam analisadas à luz da formação crítica de professores que atuam nesse cenário, visto que esse contexto que tem sido permeado por “metodologias de sucesso”. Além disso, a falta de parâmetros oficiais nacionais, regulamentações, e formação docente voltada para esse contexto específico contribuem para os desafios enfrentados pela área. O objetivo do dossiê temático “Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras para crianças: revisando e construindo práxis educacionais” é reunir trabalhos que problematizem esse tema, versando sobre os diversos eixos que compõem a práxis educacional na educação infantil.
Organização: Cláudia Jotto Kawachi Furlan, Igor Porsette e Ana Paula Lima
Prazo de submissão: 01 de novembro de 2019.
Publicação do dossiê: Dezembro de 2019.