Chamada de trabalhos: dossiê temático "Leitura e formação humana: reflexões teóricas e aplicadas"

03-07-2023

A revista PERcursos Linguísticos anuncia a abertura para a submissão de artigos para o dossiê Leitura e formação humana: reflexões teóricas e aplicadas, organizado por Vanda Elias (UNIFESP), Penha Lins (UFES) e Guilherme Brambila (UNIFESP).

O presente dossiê tem o propósito de reunir trabalhos teóricos ou aplicados e incentivar discussões sobre a leitura, seja no âmbito da educação básica, técnica e/ou superior, seja em contextos profissionais e de capacitação docente. Considerando que:

i) o texto é um evento comunicativo que envolve elementos variados como sons, palavras, significados, participantes do discurso, conhecimentos, ações num plano e estruturas visuais (BEAUGRANDE, 1997);

ii) a leitura é uma atividade de produção e de negociação de sentidos que exige dos leitores o uso das mais diversas estratégias (linguísticas, cognitivas, textuais, discursivas, pragmáticas, sóciointeracionais);

iii) a atividade de leitura é condição indispensável para o desenvolvimento de habilidades individuais e sociais, da compreensão e atuação crítica no mundo social e da formação humana em sentido amplo,

são muito bem-vindos artigos que se situem no campo dos estudos linguísticos; dialoguem com teorias do texto e da leitura (MARCUSCHI,2008; KOCH, 2004; KOCH & TRAVAGLIA, 1990; KOCH & ELIAS, 2006, 2016; ELIAS, 2023; CAPISTRANO JR. & ELIAS, 2018; CAVALCANTE & BRITO, 2023; MARQUESI; PAULIUKONIS; ELIAS, 2017; KLEIMAN, 1992; GERALDI, 1984; CAPISTRANO JR.; LINS; CASOTTI, 2017; BRAMBILA, 2017, 2018) e tratem de temas/objetos como: ensino de leitura na educação básica; teorias do texto e sua aplicabilidade ao ensino de leitura; práticas de letramento com enfoque na leitura; leitura e formação de professores; leitura em compêndios didáticos.

Instruções para os autores:
https://periodicos.ufes.br/percursos/about/submissions

Datas:
Recebimento dos artigos: 03 de julho a 20 de agosto de 2023.
Publicação do volume: dezembro de 2023.