LÍNGUA E CULTURA TRANÇADAS NA PALHA: RELAÇÃO ENTRE ENSINO APRENDIZAGEM E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS EM PORTO DO SAUÍPE, BAHIA

Autores

  • Cristiane Santana Sodré UFES

Resumo

Resumo: Neste artigo, são abordadas algumas considerações acerca do conceito de língua, cultura e identidade na visão de autores como Stuart Hall (2006), Homi Bhabha (2007), Rajagopalan (1998), Signorini (1998) e Luís Paulo da Moita Lopes (1998), objetivando entender a importância do trabalho com narrativas orais na construção de identidades em sala de aula, além de analisar, através da visão de Bakhtin (1981), Walter Benjamim (1994) e Paul Zumthor (1993), a relação entre narrador e ouvinte, corpo e voz para o desenvolvimento da performance nessas narrativas. Na sequência, são apresentadas algumas observações colhidas durante os trabalhos em sala de aula acerca das narrativas cantadas com os alunos do 1º e 3º ano do Colégio Estadual Duque de Caxias.

Palavras-chave: Narrativas. Identidade. Performance. Ensino/Aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SODRÉ, Cristiane Santana. LÍNGUA E CULTURA TRANÇADAS NA PALHA: RELAÇÃO ENTRE ENSINO APRENDIZAGEM E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS EM PORTO DO SAUÍPE, BAHIA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/1190. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos