ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: CELEBRIDADES EM PROPAGANDAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Jairo da Silva e Silva Sou professor Efetivo no Instituto Federal do Pará (Campus Abaetetuba) e sou Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Pará. http://orcid.org/0000-0003-0427-7237

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar o processo discursivo de transformação da educação em produto de consumo, enunciado na mídia – mais especificamente – em anúncios publicitários de faculdades e/ou universidades privadas que atuam na modalidade educação à distância, sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso de linha francesa, refletindo sobre algumas questões, tais como: até que ponto a educação é significada como objeto de consumo? De que maneira a imagem de celebridades nessas propagandas significam a mercantilização do ensino superior privado? Assim, este trabalho justifica-se pelo fato de favorecer a compreensão das estratégias discursivas de instituições particulares, adotadas na composição do discurso midiático, possibilitado por suas determinações histórico-sociais e ideológicas.

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Biografia do Autor

Jairo da Silva e Silva, Sou professor Efetivo no Instituto Federal do Pará (Campus Abaetetuba) e sou Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Pará.

Sou professor Efetivo de Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal do Pará (Campus Abaetetuba) e sou Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Pará, onde pesquiso acerca da Análise do discurso sobre a mercantilização da educação superior em Instituições de Ensino Privadas.

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Publicado

2016-07-03

Como Citar

SILVA, J. da S. e. ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: CELEBRIDADES EM PROPAGANDAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 77–93, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/12221. Acesso em: 5 dez. 2021.