PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS
Resumo
A Prática de Análise Linguística (PAL) constitui-se como um dos eixos do ensino de Língua Portuguesa que requer estudos, reflexões e proposições didáticas, haja vista a dificuldade que ainda se encontra na escola para trabalhar com a língua dentro dessa perspectiva. Sendo assim, assumimos, nesta pesquisa, tal prática como tema, e situamos as reflexões nos pressupostos bakhtiniano porque compreendemos a linguagem como dialógica e como forma de interação. Orientadas por esse viés teórico, nosso objetivo é apresentar uma possibilidade de trabalho com a língua que envolva a PAL (GERALDI, 1984, 1997), considerando o gênero autobiografia e seu contexto extraverbal (dimensão social) e verbal (dimensão verbo-visual), conforme pressupostos de Volochinov e Bakhtin (1926), Rodrigues (2001), dentre outros. Tais reflexões ancoram-se no campo da Linguística Aplicada e orientam-se pelo viés qualitativo interpretativista, uma vez que considera a linguagem em seu contexto de ensino e aprendizagem. Como resultado, esperamos subsidiar a prática docente no ensino fundamental, ao apresentar possibilidades de trabalho com o gênero autobiografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS