INTERAÇÃO AUTOR/LEITOR NA GRAMÁTICA DESCRITIVA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores

  • Layane Rodrigues de Lima Santos Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo investiga o espaço de interação autor/leitor em gramáticas descritivas do português brasileiro, que têm como propósito promover uma educação linguística. O arcabouço teórico discute sobre a interface entre ensino de gramática e educação linguística (POSSENTI, 1996; TRAVAGLIA, 2009; PILATI et al., 2011; VICENTE & PILATI, 2012; LOBATO, 2003; 2015), sobre a interação verbal (BAKTHIN, 1988; KOCH, 2007) e sobre os pressupostos da teoria da enunciação (BENVENISTE, 1988; KERBRAT-ORECCHIONI, 1998; LEITE, 2002), com o objetivo de descrever os elementos constitutivos do quadro enunciativo e da subjetividade que o gramático faz de si mesmo e de seu leitor idealizado no processo de interação. Para esta análise, foram selecionadas as gramáticas de Perini (2010) e de Castilho (2014), e as categorias observadas são pautadas pela apresentação, pelo conceito de língua e de gramática empregados, pelos exemplos utilizados e pela construção textual como um processo de interação. Os resultados indicam que os gramáticos visam estabelecer uma ruptura da tradição gramatical prescritiva e se aproximam de seu leitor ao proporem um estudo reflexivo da língua por meio da dicotomia língua falada versus língua escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layane Rodrigues de Lima Santos, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília - UnB - (2007) e mestre em Linguística pela mesma universidade (2010), com enfoque de pesquisa na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e no ensino-aprendizado do Português como Segunda Língua por surdos. É professora da Faculdade de Letras e, em particular, dos cursos Letras: Libras e Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é doutoranda em Linguística pela UnB, na linha de pesquisa Gramática: teoria e análise. É membro do Laboratório de Estudos Formais da Gramática (LEFOG) da UnB e da American Organization of Teacher of Portuguese (AOTP). Entre as diversas áreas de interesse, destacam-se a Educação e a Linguística (com enfoque na Sintaxe, Morfologia e Semântica).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19-07-2017

Como Citar

SANTOS, Layane Rodrigues de Lima. INTERAÇÃO AUTOR/LEITOR NA GRAMÁTICA DESCRITIVA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 197–220, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15280. Acesso em: 28 mar. 2024.