INTERAÇÃO AUTOR/LEITOR NA GRAMÁTICA DESCRITIVA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores/as

  • Layane Rodrigues de Lima Santos Universidade Federal de Goiás

Resumen

Este artigo investiga o espaço de interação autor/leitor em gramáticas descritivas do português brasileiro, que têm como propósito promover uma educação linguística. O arcabouço teórico discute sobre a interface entre ensino de gramática e educação linguística (POSSENTI, 1996; TRAVAGLIA, 2009; PILATI et al., 2011; VICENTE & PILATI, 2012; LOBATO, 2003; 2015), sobre a interação verbal (BAKTHIN, 1988; KOCH, 2007) e sobre os pressupostos da teoria da enunciação (BENVENISTE, 1988; KERBRAT-ORECCHIONI, 1998; LEITE, 2002), com o objetivo de descrever os elementos constitutivos do quadro enunciativo e da subjetividade que o gramático faz de si mesmo e de seu leitor idealizado no processo de interação. Para esta análise, foram selecionadas as gramáticas de Perini (2010) e de Castilho (2014), e as categorias observadas são pautadas pela apresentação, pelo conceito de língua e de gramática empregados, pelos exemplos utilizados e pela construção textual como um processo de interação. Os resultados indicam que os gramáticos visam estabelecer uma ruptura da tradição gramatical prescritiva e se aproximam de seu leitor ao proporem um estudo reflexivo da língua por meio da dicotomia língua falada versus língua escrita.

Descargas

Biografía del autor/a

Layane Rodrigues de Lima Santos, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília - UnB - (2007) e mestre em Linguística pela mesma universidade (2010), com enfoque de pesquisa na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e no ensino-aprendizado do Português como Segunda Língua por surdos. É professora da Faculdade de Letras e, em particular, dos cursos Letras: Libras e Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é doutoranda em Linguística pela UnB, na linha de pesquisa Gramática: teoria e análise. É membro do Laboratório de Estudos Formais da Gramática (LEFOG) da UnB e da American Organization of Teacher of Portuguese (AOTP). Entre as diversas áreas de interesse, destacam-se a Educação e a Linguística (com enfoque na Sintaxe, Morfologia e Semântica).

Publicado

19-07-2017

Cómo citar

SANTOS, Layane Rodrigues de Lima. INTERAÇÃO AUTOR/LEITOR NA GRAMÁTICA DESCRITIVA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 197–220, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15280. Acesso em: 9 abr. 2025.