INTERAÇÃO AUTOR/LEITOR NA GRAMÁTICA DESCRITIVA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
Resumen
Este artigo investiga o espaço de interação autor/leitor em gramáticas descritivas do português brasileiro, que têm como propósito promover uma educação linguística. O arcabouço teórico discute sobre a interface entre ensino de gramática e educação linguística (POSSENTI, 1996; TRAVAGLIA, 2009; PILATI et al., 2011; VICENTE & PILATI, 2012; LOBATO, 2003; 2015), sobre a interação verbal (BAKTHIN, 1988; KOCH, 2007) e sobre os pressupostos da teoria da enunciação (BENVENISTE, 1988; KERBRAT-ORECCHIONI, 1998; LEITE, 2002), com o objetivo de descrever os elementos constitutivos do quadro enunciativo e da subjetividade que o gramático faz de si mesmo e de seu leitor idealizado no processo de interação. Para esta análise, foram selecionadas as gramáticas de Perini (2010) e de Castilho (2014), e as categorias observadas são pautadas pela apresentação, pelo conceito de língua e de gramática empregados, pelos exemplos utilizados e pela construção textual como um processo de interação. Os resultados indicam que os gramáticos visam estabelecer uma ruptura da tradição gramatical prescritiva e se aproximam de seu leitor ao proporem um estudo reflexivo da língua por meio da dicotomia língua falada versus língua escrita.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS