O PAPEL DOS TEMPLATES NA TENDÊNCIA PROSÓDICA NOS DADOS INFANTIS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Resumo
Resumo: Neste estudo, investigamos se os templates iniciais, i.e. as rotinas fonológicas, desempenham alguma influência na aquisição dos padrões de acento lexical por três crianças brasileiras. Dados de crianças falantes de português têm apresentado complicações para a hipótese universal do troqueu proposta por Allen e Hawkins (1980). Apesar das discussões e estudos recentes sobre o padrão inicial (SANTOS, 2007; BAIA, 2010), alguns questionamentos ainda permanecem a respeito do formato das primeiras palavras em português por haver estudos que defendem uma tendência iâmbica e outros que defendem uma tendência trocaica. Este estudo encontra a mesma discrepância presente na literatura e a explica seguindo os pressupostos da perspectiva dinâmica (THELEN; SMITH, 1994), segundo a qual o desenvolvimento é caracterizado por mudança, instabilidade, variabilidade e não linearidade. A discrepância é então explicada como resultado de diferentes templates sendo usados por causa criança.
Palavras-chave: Templates. Padrões de acento lexical. Sistemas Dinâmicos.
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