ANÁLISE ESTILÍSTICA DA CANÇÃO A VOLTA DA ASA BRANCA
Resumo
Este artigo apresenta uma análise estilística da letra da canção A volta da asa branca, cantada por Luiz Gonzaga, também conhecido como o Rei do baião. Para tanto, embasamos nossas análises na perspectiva da estilística descritiva (BALLY, 1941, 1951; CÂMARA JÚNIOR, 1978; MARTINS, 2000; MONTEIRO, 2009), bem como mobilizamos estudos desenvolvidos à luz da sociolinguística (FONSECA, 2007; CASTRO, 2008; BAGNO, 2013) e da linguística textual (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008). Assim, intentamos descrever alguns dos recursos estilísticos presentes na letra da canção e observar como eles realçam e até mesmo constroem alguns dos sentidos, ideias presentes na letra da canção. As análises indicam o uso de recursos estilísticos como rimas, aliterações, assonâncias, alterações fonético-fonológicas, intertextualidade dentre outros. Juntos, esses fenômenos realçam: (i) a musicalidade de A volta da asa branca; (ii) reforçam os sentimentos de alegria, esperança e pertencimento ao sertão nordestino; (iii) buscam evocar variedades linguísticas que tendem a ser associadas ao falar do sertão nordestino e (iv) assinalam o diálogo da canção com outro grande clássico do discurso cancioneiro de Luiz Gonzaga.
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