CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E AS RELAÇÕES GRAFOFONÊMICAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA E PRECISÃO LEITORAS DE ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE
Resumo
Este trabalho objetivou investigar a influência da consciência fonológica e de relações grafofonêmicas no desenvolvimento da fluência e da precisão leitoras de alunos com distorção idade-série. Dividido em pré-teste, intervenção e pós-teste, o estudo envolveu 94 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Fortaleza, CE. Os 16 alunos com distorção idade-série compuseram o Grupo de Estudo e o Grupo Controle. Foram empregados o Teste de Precisão e Fluência Leitora (CARVALHO; PEREIRA, 2009) e o Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS (MOOJEN, 2011), com os quais identificamos déficits na fluência e na precisão leitora bem como baixo rendimento nas habilidades de manipulação fonêmica dos alunos com distorção idade-série. Foram desenvolvidas 15 oficinas voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica e do conhecimento das relações grafofonêmicas, conduzidas com o Grupo Experimental. O pós-teste mostrou que há relação recíproca entre o baixo nível de consciência fonológica e o baixo desempenho na fluência e precisão leitoras, e que as oficinas contribuíram para melhorar as habilidades de fluência e precisão leitoras. Assim, foi elaborada uma proposta didática objetivando subsidiar o trabalho em sala de aula de língua portuguesa.
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