Pato aqui, pato acolá: metáforas do discurso político brasileiro
Resumo
O presente artigo desenvolve uma análise da atuação discursiva de duas metáforas – (i) Não vou pagar o pato e (ii) O pato de Troia – no cenário da atual crise política brasileira. Para tanto, a partir das contribuições das teorias da cognição e do discurso, propõe-se, a princípio, mapear o funcionamento e as potencialidades dos processos de metaforização para, com isso, analisar o percurso semântico-cognitivo traçado pelas metáforas selecionadas, bem como suas implicações pragmáticas para o cenário político. Desse modo, pretende-se evidenciar como a metaforização pode ser utilizada como estratégia discursiva para impactar a experienciação da realidade e, consequentemente, o comportamento dos receptores.
Palavras-chave: Metáfora. Metaforização. Discurso. Cognição
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS