FOI COMIDA, MAS VAI CASAR! ENTENDENDO A PRODUÇÃO DO HUMOR NAS PIADAS, SOB DOIS OLHARES.
Resumo
Este trabalho pretende investigar algumas características do gênero textual piada que cooperam na produção do humor. Para tanto, inicialmente, propomos um percurso teórico sobre a noção de textos e gêneros textuais, com destaque para o gênero piada, nos baseando, sobretudo, em Possenti (2001). Em seguida, apresentamos algumas reflexões sobre o papel dos estereótipos na construção do humor (POSSENTI, 2001, BLUM, 2014; BARRETO, 2015) e, baseando na Teoria Semântica do Humor de Victor Raskin (apud. LINS; GONÇALVES, 2013), analisamos a produção do humor a partir da sobreposição de dois scripts.
Palavras-chaves: Humor. Piadas. Estereótipos. Scripts
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS