A RELAÇÃO ENTRE O ASPECTO LEXICAL E O ASPECTO GRAMATICAL EM CONTEXTO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Autores

Resumo

Este artigo examina a relação entre o aspecto lexical e o aspecto gramatical na fala de uma criança em fase de aquisição da linguagem, tendo por base a classificação aspectual proposta por Vendler (1967), bem como alguns estudos sobre aquisição da linguagem desenvolvidos no quadro da Teoria Gerativa. A partir da observação das formas verbais na fala da criança investigada nesta pesquisa, verificou-se que há uma associação do aspecto lexical com traço [-durativo] achievement ao aspecto gramatical perfectivo e uma relação forte entre os aspectos lexicais com traço [+durativo] - estado, atividade e accomplishment - ao aspecto gramatical imperfectivo, o que indica que o aspecto lexical pode influenciar o surgimento do aspecto gramatical. Para explicar a inesperada relação entre accomplishment e imperfectividade encontrada nos dados examinados, consideramos a possibilidade de o traço [durativo] ser mais significativo para a criança do que o traço [télico]. A análise feita corrobora a Hipótese da Primazia do Aspecto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisely Gonçalves de Castro, PUC MIinas

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e integrante do grupo de pesquisa “Estudos em Linguagem e Cognição (ElinC)”.

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

DE CASTRO, Gisely Gonçalves; HERMONT, Arabie Bezri. A RELAÇÃO ENTRE O ASPECTO LEXICAL E O ASPECTO GRAMATICAL EM CONTEXTO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 405–420, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15620. Acesso em: 11 out. 2024.