COMO SER ENGRAÇADO E NÃO APENAS UM IDIOTA: UM ESTUDO DA REFERENCIAÇÃO E DO HUMOR NA DESCICLOPÉDIA.
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de referenciação no escopo da Linguística Textual de base sociocognitiva interacional, com vistas a investigar a construção dos referentes (objetos-de-discurso), como estratégia textual discursiva que provoca a deflagração do sentido humorístico em artigos da desciclopédia. O site desciclopédia foi escolhido como ambiente de análise por favorecer a construção do sentido em situações reais de interação, haja vista que seus artigos são produzidos de forma livre e colaborativa por seus leitores, podendo ser alterados, desde que respeitem as normas instituídas pelo site. Dentre temas sociais de grande relevância, o artigo “político” foi selecionado, com a proposta de ser analisado mediante a construção e reconstrução dos referentes no discurso humorístico manifesto como crítica social na opinião pública. A construção dos objetos-de-discurso como protagonista na deflagração do humor, visando à análise das formas linguísticas referenciais, será fundamentada nos pressupostos teóricos de Mondada & Dubois (2003), Koch & Marcuschi (1998) e Koch (2009), concernente aos estudos do humor recorremos a Travaglia (1990,1992), Possenti (1998/ 2010) e Carmelino (2009, 2012).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS