O CONTROLE MORAL NA SAGA STAR WARS: DIÁLOGOS ENTRE MICHEL FOUCAULT E GILBERT DURAND
Resumo
O presente texto analisa o dispositivo do controle moral em relação ao mito do anjo caído na história do personagem Anakin Skywalker/Darth Vader da saga Star Wars. Esse estudo fundamenta-se pela confluência teórica entre a Teoria do discurso, de Michel Foucault, e a Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand, para analisar as materialidades discursivas e míticas da saga Star Wars, de George Lucas, de modo a demonstrar a inversão dos valores de bem e de mal presentes nessa obra fílmica. Embora as trilogias sejam muito conhecidas por atualizar a jornada do Herói de Joseph Campbell, este trabalho demonstra outros efeitos de sentido ao demonstrar traços do mito de Hefesto e de Dionísio, em oposição a Apolo, que compõem a personagem Anakin Skywalker em sua trajetória de transformaçãoem Darth Vader, quando atualiza o mito do anjo caído. Portanto, esse estudo propõe um novo olhar para a saga Star Wars, bem como para os estudos do discurso e do mito.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS