A RECATEGORIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DISCURSIVA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCOLARES DE ALUNOS DE UMA PERIFERIA CARIOCA
Resumo
Considerando a base que rege os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN/LP), o desenvolvimento da expressão escrita em situações de uso, investigamos como estudantes do nono ano e moradores de uma periferia carioca posicionam-se discursivamente em textos com viés argumentativos, e como respondem, na materialidade de seus textos, aos princípios contidos nos PCN/LP. O trabalho pauta-se na teoria da referenciação, assumindo a concepção sociocognitiva da linguagem, considerando que os sentidos do texto constroem-se no curso da interação, sendo esta intersubjetiva. Além disso, assume uma tendência teórica atual que agrega, além das estratégias correferenciais, a perspectiva da recategorização a partir de diversos fatores co(n)textuais possíveis para sua manifestação. Para efetivar a pesquisa, mapeamos todas as estratégias lexicogramaticais que serviram para a constituição das anáforas diretas em cinco textos e, em seguida, analisamos as formas de recategorização neles presentes. Os resultados apontam que alguns aspectos gramaticais, como elipse e pronomes, foram estratégias limitadoras da argumentatividade nos textos. Contudo, observou-se o fenômeno da recategorização não apenas pelas anáforas diretas, mas também através da predicação. Esses resultados possibilitam pensar os usos da língua(gem) nas periferias, e em uma necessária metodologia que instrumentalize os alunos a partir das peculiaridades linguístico-discursivas ali encontradas.Downloads
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