AS LIÇÕES DOS ESCRITORES: LITERATURA E ENSINO A PARTIR DE PEDRO NAVA, MANUEL BANDEIRA E AFONSO ARINOS

Autores

  • Júlio de Souza Vale Neto UNIFESP

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o ensino literário a partir de três escritores que, em diferentes incursões memorialísticas, escreveram sobre as suas respectivas experiências pessoais na mesma escola, o Colégio Pedro II: Manuel Bandeira (Itinerário de Pasárgada), Afonso Arinos (A Alma do Tempo) e Pedro Nava (Balão Cativo e Chão de Ferro). Esses trabalhos nos mostram que o ensino de literatura, há cerca de um século, costumava associar o texto literário a diferentes "lições" (especialmente sobre o país, a moral e a norma culta). Por fim, o texto examina a presença dessas "lições" aplicadas à literatura na escola contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio de Souza Vale Neto, UNIFESP

Professor da área de Estudos Literários do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos.

Downloads

Publicado

25-12-2017

Como Citar

DE SOUZA VALE NETO, Júlio. AS LIÇÕES DOS ESCRITORES: LITERATURA E ENSINO A PARTIR DE PEDRO NAVA, MANUEL BANDEIRA E AFONSO ARINOS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 179–192, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/18372. Acesso em: 10 jan. 2025.