PERSPECTIVA DIALÓGICA DE ENSINO NO APRENDIZADO DO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS E AS CONSTITUIÇÕES DE ETHOS

Autores

  • Rita de Cássia Souto Maior Universidade Federal de Alagoas/Docente
  • Márcia Vanessa dos Santos Souza Secretaria da educação

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre uma perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2014) de ensino de Português para Estrangeiros e analisa a construção de ethos (MAINGUENEAU, 2008; AMOSSY, 2005) nesse contexto cultural de ensino/aprendizagem de línguas. Como as relações culturais emergiam nas propostas desenvolvidas em sala de aula e instituíam uma reflexão sobre imagens de si (e do outro) trocadas naquele contexto cultural, entende-se que o ethos do/a brasileiro/a é construído em contraponto com a cultura (CUCHE, 2002) do/a aluno/a estrangeiro/a e de seu próprio ethos, o que trouxe certas implicações para o aprendizado. Desse modo, como resultado das relações culturais (CUCHE, 2002) em sala de aula, este estudo apresentará a construção do ethos (MAINGUENEAU, 2008; AMOSSY, 2005) do/a brasileiro/a a partir da imagem de si, o qual chamamos de ethos especular (AUTOR 1, 2009), uma vez que, ao mesmo tempo, eles constroem a imagem do/a brasileiro/a, constroem a sua própria imagem imbricada nas identidades culturais. Portanto, para apresentar os resultados dessa pesquisa, recorreremos ao conceito bakhtiniano sobre alteridade e dialogismo (BAKHTIN, 2014), ao conceito discursivo de ethos, através de Maingueneau (2008) e Amossy (2005) e as discussões sobre cultura (CUCHE, 2002) no ensino de línguas (MENDES, 2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas/Docente

Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e graduada pela Faculdade de Letras (FALE/UFAL), atua como professora na graduação e na Pós-graduação da Fale/UFAL. Atualmente é coordenadora de Graduação Presencial da Faculdade de Letras/UFAL, Coordenadora do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência em Letras/Português (PIBID/Letras/Português) e Coordenadora do Idioma Sem Fornteiras de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira ou Adicional. Integra a Comissão Editorial da Revista Leitura (PPGLL) e da Revista Saberes Docentes em Ação (SEMED/AL) e o Conselho Editorial da Revista Práticas de Linguagem (UFJF). Participante do Grupo de Estudos Ensino e aprendizagem de línguas, desenvolve pesquisas sob a perspectiva da Linguística Aplicada, articulando reflexões sobre a prática de sala de aula e os estudos discursivos, com os seguintes temas: Ethos, Estudos argumentativos, Produção Textual em Língua Portuguesa, Estudos de Identidade e Formação de Professores.

Márcia Vanessa dos Santos Souza, Secretaria da educação

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e graduada em Letras-Português pela Faculdade de Letras (FALE/UFAL). Participou no desenvolvimento (execução) de projetos culturais na área de Literatura no SESC Alagoas entre 2009 e 2010. Desde 2014, atua como professora e pesquisadora do projeto de extensão "Práticas de leitura e produção textual: Português para Estrangeiros" na UFAL. É integrante do grupo de estudos Ensino e Aprendizagem de Línguas (diretório CNPq), atuando como pesquisadora na área de ensino/aprendizagem de Português para Estrangeiros. Professora de Português para Estrangeiros desde 2011. Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II pela Secretaria Municipal de Educação

Downloads

Publicado

15-07-2018

Como Citar

SOUTO MAIOR, Rita de Cássia; SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos. PERSPECTIVA DIALÓGICA DE ENSINO NO APRENDIZADO DO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS E AS CONSTITUIÇÕES DE ETHOS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 23–38, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/19049. Acesso em: 30 dez. 2024.