PERSPECTIVA DIALÓGICA DE ENSINO NO APRENDIZADO DO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS E AS CONSTITUIÇÕES DE ETHOS
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre uma perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2014) de ensino de Português para Estrangeiros e analisa a construção de ethos (MAINGUENEAU, 2008; AMOSSY, 2005) nesse contexto cultural de ensino/aprendizagem de línguas. Como as relações culturais emergiam nas propostas desenvolvidas em sala de aula e instituíam uma reflexão sobre imagens de si (e do outro) trocadas naquele contexto cultural, entende-se que o ethos do/a brasileiro/a é construído em contraponto com a cultura (CUCHE, 2002) do/a aluno/a estrangeiro/a e de seu próprio ethos, o que trouxe certas implicações para o aprendizado. Desse modo, como resultado das relações culturais (CUCHE, 2002) em sala de aula, este estudo apresentará a construção do ethos (MAINGUENEAU, 2008; AMOSSY, 2005) do/a brasileiro/a a partir da imagem de si, o qual chamamos de ethos especular (AUTOR 1, 2009), uma vez que, ao mesmo tempo, eles constroem a imagem do/a brasileiro/a, constroem a sua própria imagem imbricada nas identidades culturais. Portanto, para apresentar os resultados dessa pesquisa, recorreremos ao conceito bakhtiniano sobre alteridade e dialogismo (BAKHTIN, 2014), ao conceito discursivo de ethos, através de Maingueneau (2008) e Amossy (2005) e as discussões sobre cultura (CUCHE, 2002) no ensino de línguas (MENDES, 2010).Downloads
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