O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:UM DESTAQUE DISCURSIVO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA
Resumo
O artigo toma como objeto a análise de atividades propostas para o ensino gramática no livro didático de português. Propõe-se a análise do capítulo 6, da unidade 4, do livro didático “Português: linguagens” de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, da Editora Saraiva, Edição de 2013, 1º ano do ensino médio, selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático. O aporte teórico que subsidia a análise enquadra-se nos estudos bakhtinianos sobre linguagem e interação verbal e na concepção sociointeracionista para o ensino de língua portuguesa. Como resultados, perspectiva-se possibilidades para o ensino dialógico de gramática, ressaltando-se que essa não pode ser estudada separadamente da estilística. Esse princípio é aplicado na análise de estruturas sintáticas apresentadas no capítulo selecionado para este artigo, com o intuito de provocar reflexões que contribuam para alterar práticas artificias de ensino de língua portuguesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS