O trabalho com a língua como ação docente crítica, reflexiva e social
Resumo
Pesquisas sobre a formação docente mostram a necessidade de repensar os currículos das licenciaturas, especialmente de Letras, nosso campo de atuação. Essa postura implica mudanças nas definições do objeto de ensino e nos modos de abordá-lo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2010). Este artigo objetiva problematizar a questão, refletindo e apontando caminhos que possam viabilizar o exercício diário de um professor pesquisador. Assim como muitos estudiosos seguidores da perspectiva bakhtiniana, os quais definem a língua como um processo de interação verbal, também elegemos o texto/gênero textual como objeto de ensino e vemos a aula de português como uma prática de comunicação. Um dos caminhos promissores para trabalhar a língua, desenvolvendo a capacidade leitora e de produção oral e escrita, é a realização de projetos de pesquisa, ensino e extensão, pois essas práticas interligam a academia com a realidade escolar. Finalizamos, então, com uma atividade de pesquisa voltada ao ensino da escrita e realizada no ensino fundamental.
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