CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: NARRATIVAS DE UM ALUNO AFRICANO VINCULADO AO PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO-GRADUAÇÃO (PEC-G)

Autores

  • Cícero Gabriel dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Resumo

A natureza provisória da identidade representa um movimento contínuo de invenção e reinvenção da própria história de vida de uma pessoa. Por esse motivo, a construção identitária de um indivíduo pode ser considerada uma experiência incessante, pois, mesmo que, em determinado momento, ele assuma uma identidade, muitas outras estão por ser vivenciadas no decurso de sua vida. Neste artigo, objetivamos estabelecer um conjunto de interpretações referentes à construção da identidade social de um estudante vinculado ao Programa de Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G), oriundo da cidade de Parakou, localizada em Benin, no continente africano. Situando-nos no âmbito da Linguística Aplicada, optamos pelo modelo qualitativo de pesquisa, aqui entendido como a reunião de práticas interpretativas, e adotamos a narrativa de experiência pessoal ou história de vida e a entrevista semiestruturada como instrumentos principais de pesquisa. Consideramos os estudos acerca da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2009, 2016), refletimos sobre o conceito de identidade (BAUMAN, 2005; HALL, 2005) e sobre o Programa Estudante Convênio-Graduação/PEC-G (ANDRADE e TEIXEIRA, 2009; BRASIL 2000; FONSECA, 2009). Os resultados revelaram que a construção da identidade social pode estar relacionada, ao desejo e à determinação do indivíduo em busca da realização de seus objetivos, às expectativas das pessoas que rodeiam os indivíduos e aos parâmetros do ambiente social.

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Publicado

15-07-2018

Como Citar

DOS SANTOS, Cícero Gabriel. CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: NARRATIVAS DE UM ALUNO AFRICANO VINCULADO AO PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO-GRADUAÇÃO (PEC-G). PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 113–129, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/19126. Acesso em: 21 dez. 2024.