Um estudo sobre a oralidade no livro didático de Língua Portuguesa
Resumo
O presente artigo situa-se em uma concepção interacionista de linguagem e tem como objetivo analisar o tratamento da oralidade em um livro didático de Língua Portuguesa, destinado a alunos do Ensino Médio. Especificamente, buscamos examinar uma seção que trata do gênero debate regrado. Nosso embasamento teórico fundamenta-se nas teorias da Linguística Textual, a partir de Koch (1993), Marcuschi (2000) e Travaglia et alii (2017), bem como nas teorias de ensino-aprendizagem da argumentação, representadas por Crescitelli e Reis (2011), Antunes (2002) e Dolz e Schneuwly (2004). Nossa metodologia é qualitativa, ao passo que propomos uma análise reflexiva do capítulo referente ao gênero debate regrado, para, assim, pontuarmos algumas questões no que se refere ao ensino e à aprendizagem do gênero. Nosso resultado sinaliza que o livro em questão está, razoavelmente, de acordo com as propostas dos documentos oficiais, tendo em vista a base teórica que sustenta o trabalho com a oralidade e a qualificação crítico-reflexiva das atividades propostas.
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