Relações Dialógicas: Movimentos Axiológicos E Responsivos Em Processos De Letramento Literário De Graduandos Em Letras
Resumo
Este texto se propõe a discutir sobre o processo de letramento literário no campo da Linguística Aplicada, recorrendo, para tanto, às noções de responsividade, extraverbal, entonação e julgamento de valor, sendo as três últimas imbricadas num plano maior: das perspectivas axiológicas, todas desenvolvidas nos estudos dialógicos (VOLOCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003; VOLOCHINOV E BAKHTIN, 1926). No plano teórico, comportam-se reflexões acerca do dialogismo, da responsividade, das perspectivas axiológicas, do letramento e do letramento literário, visando embasar as problemáticas levantadas nas considerações iniciais. Em seguida, traz-se esclarecimentos acerca do contexto de geração e dados e, posteriormente, apresenta-se a análise dos movimentos de responsividade e perspectivas axiológicas através do discurso escrito a partir de narrativas autobiográficas de 3 (três) sujeitos de pesquisa. Por fim, conclui-se que o estudo aponta para a necessidade de uma revisão de bases em relação ao ensino de literatura na educação básica, situando-o na perspectiva do letramento literário, e que o curso de Licenciatura em Letras/Português vem cumprindo satisfatoriamente o seu papel social na formação de sujeitos literariamente letrados para a escola e para a vida.
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