RELAÇÕES DIALÓGICAS: MOVIMENTOS AXIOLÓGICOS E RESPONSIVOS EM PROCESSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO DE GRADUANDOS EM LETRAS

Autores

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumo

Este texto se propõe a discutir sobre o processo de letramento literário no campo da Linguística Aplicada, recorrendo, para tanto, às noções de responsividade, extraverbal, entonação e julgamento de valor, sendo as três últimas imbricadas num plano maior: das perspectivas axiológicas, todas desenvolvidas nos estudos dialógicos (VOLOCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003; VOLOCHINOV E BAKHTIN, 1926). No plano teórico, comportam-se reflexões acerca do dialogismo, da responsividade, das perspectivas axiológicas, do letramento e do letramento literário, visando embasar as problemáticas levantadas nas considerações iniciais. Em seguida, traz-se esclarecimentos acerca do contexto de geração e dados e, posteriormente, apresenta-se a análise dos movimentos de responsividade e perspectivas axiológicas através do discurso escrito a partir de narrativas autobiográficas de 3 (três) sujeitos de pesquisa. Por fim, conclui-se que o estudo aponta para a necessidade de uma revisão de bases em relação ao ensino de literatura na educação básica, situando-o na perspectiva do letramento literário, e que o curso de Licenciatura em Letras/Português vem cumprindo satisfatoriamente o seu papel social na formação de sujeitos literariamente letrados para a escola e para a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/FALE/UFAL). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

SILVA JÚNIOR, S. N. da. RELAÇÕES DIALÓGICAS: MOVIMENTOS AXIOLÓGICOS E RESPONSIVOS EM PROCESSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO DE GRADUANDOS EM LETRAS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 152–171, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/19886. Acesso em: 22 jan. 2022.