O Ingresso Do Aluno Da Educação De Jovens E Adultos: Uma Análise Bakhtiniana
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu a partir da necessidade de oferecer uma oportunidade para pessoas que não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na modalidade regular. Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso à sala de aula. Porém, em nosso país o perfil de aluno de EJA foi construído com valores negativos, já que se reveste de vozes sociais, as quais afirmam com frequência que o aluno dessa modalidade de ensino é “atrasado”, com dificuldades de aprendizagem e sem perspectivas de prosseguir com os estudos. A partir dessa voz, o presente artigo tem por objetivo analisar as vozes sociais/discursivas que estão em diálogo com a voz que imprime um tom negativo à modalidade em questão. Para tanto, foram analisadas as vozes que emergem no entorno do ingresso na EJA de uma escola da rede privada de ensino na cidade de Rio Grande/RS, sob a perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e Círculo. A pesquisa revelou uma supervalorização dos estudos por parte dos sujeitos pesquisados, os quais têm o Ensino Superior como meta.
Palavras-chave: EJA. Dialogismo. Vozes Sociais Discursivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS