Imagem, Sala De Aula E Leitura: Diálogos E Descobertas Possíveis
Resumo
Os desafios do trabalho com linguagens em sala de aula atendem a uma dupla face: de um lado, o conhecimento sobre as linguagens, sua natureza sígnica e suas condições de produção, circulação e recepção. De outro lado, uma reflexão sobre as concepções que embasam as teorias utilizadas, tanto sobre as linguagens, quanto sobre os aspectos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Assentar um trabalho em uma perspectiva interacional, na qual há sujeitos que se (re)constroem constantemente na interação, implica uma linha de trabalho compatível. O objetivo deste artigo é discutir noções e possibilidades de um diálogo do trabalho com a leitura em sala de aula com a análise de textos não-verbais de imagens em movimento (filmes), sob a ótica das reflexões sobre filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Para isso, utilizamos o filme Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral de Dias Gomes. Pretendemos, a partir da noção bakhtiniana de diálogo e de conceitos de teorias sobre cinema e imagem, trazer alguns aspectos relevantes para a análise, dentro dessa perspectiva interacional.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 PERcursos Linguísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS