Memes Em Grupos De Facebook: Efeitos De Sentido Em Postagens Preconceituosas Na Internet

Autores

Resumo

A internet tem se constituído como um espaço “livre” em que os sujeitos se relacionam e fazem circular sentidos dos mais variados. Observa-se que informações e opiniões circulam em tempo real, e se está sempre em busca de curtidas e compartilhamentos. Com isso, os memes ganharam espaço, constituindo-se como objetos simbólicos, no intuito de promover humor, por meio de situações reais do cotidiano. Este artigo tem por objetivo discutir a respeito das mais diversas formas de preconceito, categorizando e discutindo suas mais variadas formas de materialidade discursiva, por meio dos memes e analisar postagens preconceituosas e seus efeitos de sentido. Para tal, utilizaremos da Análise do discurso (AD) de linha francesa como metodologia de análise, apoiados nos estudos de Pêcheux (2008, 2009 e 2010) e Orlandi (2007, 2009, 2010 e 2012). Nas análises, ficaram evidentes que alguns grupos do Facebook faziam postagens por meio de memes com cunho preconceituoso, muitos deles xenofóbicos, machistas e sexistas. 

Palavras-chave: Redes Sociais. Análise do Discurso. Preconceito

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Campus São Bernardo

Ana Maria de Fátima Leme Tarini, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do IFPR

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

SILVA FILHO, Marcelo Nicomedes dos Reis; TARINI, Ana Maria de Fátima Leme. Memes Em Grupos De Facebook: Efeitos De Sentido Em Postagens Preconceituosas Na Internet. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 85–100, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/26407. Acesso em: 18 abr. 2024.