De Vitória A Boa Vista: O Que Os Títulos De Notícias Nos Revelam Sobre A Violência Contra Mulher?
Resumo
Este artigo busca analisar a construção dos títulos de notícias sobre violência contra mulher do Jornal Folha BV online, do estado de Roraima. O objetivo é verificar, em uma amostragem de 46 títulos de notícias, se há disseminação de uma ideologia machista e comparar os resultados com os apresentados na pesquisa de Tomazi; Rocha; Ortega (2016) sobre os títulos publicados no jornal A Tribuna. O aporte teórico encontra respaldo na proposta sociocognitiva de Análise Crítica do Discurso (ACD), de Van Dijk (2010, 2012 ), em diálogo com os modos de operação de ideologia apresentados por Thompson (2002). A metodologia adotada é qualitativa, interpretativa e comparativa com base nos dados apresentados pelas pesquisadoras sobre o jornal A Tribuna em comparação com os dados encontrados no Jornal Folha BV online. Os resultados da pesquisa demonstram que a construção dos títulos das notícias, respeitando algumas diferenças nas estratégias utilizadas pelos jornais, prioriza informações irrelevantes e reforça crenças machistas e estereotipadas sobre a posição da mulher na sociedade e, principalmente, sobre sua representação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS